Buscar no site

Grupo de Desenvolvimento Regional vai ensinar como separar os recicláveis em casa

Assessoria Comunicação

  • 22/02/14
  • 09:00
  • Atualizado há 530 semanas

No ultimo dia 14 de março aconteceu, na sede da Usina de Triagem, nova reunião do Grupo de Desenvolvimento Regional Sustentável - DRS, formado pelo Banco do Brasil, Associação Comercial de Paraguaçu Paulista, Câmara Municipal, Prefeitura Municipal, Conselho Municipal de Segurança, Rotary Clube, Lions Clube, sociedade civil organizada e o principal protagonista do grupo a COOPACAM - Cooperativa Paraguaçuense de Catadores de Materiais Recicláveis.

Trata-se de um grupo aberto e interessado em discutir o arranjo produtivo da COLETA SELETIVA, que na Estância Turística de Paraguaçu Paulista foi implantada em janeiro de 2013 em praticamente 100% da área urbana do município.

Não obstante o imenso esforço que vem sendo feito pelos cooperados da COOPACAM, a adesão da população ainda é muito aquém do desejado, ambientalmente falando, e aquém ao estabelecido pela Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que estabelece as responsabilidades de todos os partícipes do processo, principalmente a população.

A despeito de duas décadas de tramitação em processo legislativo, a Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos e sua regulamentação, configuram-se na oportunidade de mudanças de paradigmas da sociedade brasileira, mesmo, que o horizonte de implantação da mesma seja em torno de mais duas décadas. A logística reversa, a responsabilidade compartilhada e os acordos setoriais são alguns dos instrumentos essenciais e inovadores dessa nova proposta de comportamento coletivo rumo à sustentabilidade.

A determinação legal do envolvimento de toda a sociedade em torno de uma mudança cultural, orientada à redução e reaproveitamento de resíduos e à condução de negócios inclusivos, à promoção de cidadania com reinserção social, em conjunto com a obrigatoriedade dos consumidores finais, de seguirem as regras estabelecidas sobre coleta seletiva e retorno adequado dos resíduos para o seu reaproveitamento, destinação ou disposição final, ampliará o ciclo da adequação ao desenvolvimento sustentável.

Buscando se adequar a esta nova realidade, o grupo deliberou organizar para o próximo dia 14 de março uma capacitação para voluntários que queiram atuar na propagação deste novo paradigma. Nesta capacitação será abordado o 'modus operandi' da segregação dos resíduos passiveis de reciclagem dentro das residências, como isso deve ser feito de forma efetiva e correta, para que, no dia em que a COOPACAM passar para a coleta, todo o material esteja devidamente separado e possa ser entregue a este cooperado.

Na capacitação os voluntários também serão orientados do por que o material separado deve ser entregue a um cooperado devidamente uniformizado e identificado. Feita a capacitação teremos um maior numero de voluntários que atuarão no DIA 'D', onde estaremos, todos juntos, fazendo abordagem em todas as 14 mil residências existentes em Paraguaçu Paulista.

Até o momento já temos aproximadamente 200 (duzentos) voluntários que participarão da capacitação, mas queremos dobrar este número, então venha participar!

Só assim estaremos focando nossos esforços para a redução do uso de matéria-prima, e priorizando o uso de materiais renováveis, recicláveis, reciclados e energeticamente eficientes, para melhoria das técnicas de produção e dos sistemas de distribuição e para redução do descarte de resíduos, onde, reinseri-los sempre que possível na cadeia produtiva como insumos será a lógica fundamental de uma nova sociedade.

O grupo está definindo o local e horário desta capacitação e logo o divulgaremos.

Grupo Regional de Desenvolvimento Regional Sustentável

Grupo decidiu na última reunião uma grande capacitação para a população em março e o Dia D da abordagem nas casas. Participe!

Receba nossas notícias em primeira mão!