Buscar no site

Uso incorreto de lentes de contato ou limpeza inadequada podem acarretar em cegueira

Redação Paraguacity.com

  • 24/02/14
  • 09:00
  • Atualizado há 530 semanas

O mau uso das lentes de contato e o desleixo com o produto, como falta de limpeza adequada, pode acarretar em sérios prejuízos e doenças para a visão.

Segundo o médico oftalmologista Renato Mourad, os problemas relacionados a lentes podem inclusive levar uma pessoa a cegueira. "Realmente pode acarretar sérios danos à visão, em alguns casos mais graves até a perda da visão, então por isso é importante o uso correto, a limpeza correta das lentes de contato e principalmente a adaptação correta, que tem que ser feita dentro de uma clinica oftalmológica", disse.

Uma das doenças que podem ser acarretadas pelo mau uso de lentes de contato é a úlcera de córnea, que se não tratada há tempo pode causar a diminuição da visão e até mesmo a cegueira.

Segundo o médico, algumas vezes o paciente só percebe que a lente de contatos está fazendo mal, quando o problema já está avançado. "E ai o dano pode ser bastante grande", destacou.

Alguns sintomas podem revelar problemas com as lentes, como vermelhidão, sensibilidade a luz, coceira, entre outros.

"Qualquer queixa que o paciente começar a notar, qualquer desconforto, sempre procurar um médico oftalmologista de confiança para poder avaliar e ver se tem alguma alteração", disse.

Um dos principais cuidados com as lentes de contato é a higiene, que deve ser feita rigorosamente, toda vez que o usuário manusear o produto.

"O procedimento de limpeza deve ser com as soluções que existem no mercado para realmente ser feito da forma correta e não ter nenhum tipo de acumulo de bactérias, fungos ou algumas outras substancias que podem se depositar na lente de contato", explicou.

Receba nossas notícias em primeira mão!