Buscar no site

Meninas de 11 a 13 anos receberão vacina contra HPV nas escolas em Paraguaçu

Redação Paraguacity.com

  • 25/02/14
  • 11:00
  • Atualizado há 526 semanas

O município de Paraguaçu Paulista já está se preparando para vacinar meninas contra o HPV, doença sexualmente transmissível e que pode causar câncer do colo do útero.

De acordo com a responsável pela Vigilância Epidemiológica da cidade, Cátia Leite Lourencetti, a vacina será aplicada seguindo uma pesquisa que já está sendo desenvolvida junto às escolas do município.

"Nós fizemos um levantamento e temos 13 escolas que participarão desta campanha, que ocorrerá a partir de 10 de março e vai até 10 de abril, é uma campanha que vai se tornar rotina, vai entrar no calendário vacinal", disse.

"A faixa etária que vai ser contemplada na campanha será a partir de 11 anos completos até 13 anos, 11 meses e 29 dias, ou seja, meninas que estarão fazendo 14 anos, então lembramos que as escolas já estão nos fornecendo a listagem com todas as meninas que estão dentro da faixa etária", ressaltou Cátia.

A vacinação contra HPV será realizada dentro das escolas, nos três períodos de aulas, seguindo um cronograma elaborado pelo Departamento de Saúde. Os pais que não quiserem que as filhas recebam a vacinação, terão que entregar um Termo de Recusa, que será fornecido pela própria escola, devidamente assinado.

"Quem aceitar a vacina terão que colocar a caderneta de vacina da filha dentro da mochila a partir de 10 de março até 10 de abril, porque em algum dia desse período estaremos passando pela escola", explicou Cátia.

Até então, a vacina contra o HPV era aplicada apenas em consultórios particulares. Agora a imunização será realizada também na rede pública de saúde.

"O HPV é a terceira causa de câncer de colo de útero nas mulheres, então o Ministério da Saúde trabalhou com essa vacina, com a corte a ser contemplada, porque as meninas estão iniciando a atividade sexual mais cedo, então quanto antes a gente prevenir melhor, mais possibilidade dela não desenvolver um câncer de colo de útero na vida adulta", ressaltou.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos