Buscar no site

Produtores que atuam na Feira da Lua em Paraguaçu sofrem com estiagem

A falta de chuva reduziu a produção e teve reflexo nos preços, que subiram.

Redação Paraguacity.com

  • 27/02/14
  • 10:00
  • Atualizado há 529 semanas

A falta de chuva trouxe inúmeros prejuízos para produtores rurais, destruindo as mais diversificadas lavouras, seja de grande ou pequeno porte.

Em Paraguaçu Paulista, os produtores da agricultura familiar também sentiram os efeitos da estiagem, sendo que alguns chegaram até mesmo a perder completamente suas plantações.

De acordo com o produtor Darcino de Souza, que comercializa frutas na Feira da Lua, a falta de chuva deixou a situação difícil. Ele explica que só conseguiu salvar a produção quem investiu um pouco mais, o que acabou encarecendo os produtos.

"A melancia queima do sol, se não encapar ela queima todinha, isso se a torna mais cara porque a mão de obra fica muito cara para encapar uma por uma, e laranja também tem que estar irrigando, quem não tem rio perto acaba perdendo todo o pomar, ela murcha no pé", disse.

Segundo Darcino, os produtos que tiveram maior alta de preços foram o abacaxi e a melancia. Além disso, na nossa região houve muitas perdas em virtude da falta de chuvas e está sendo necessário comprar as frutas em outras regiões do país para revender aqui.

"Já vem uns três, quatro meses que vem assim, essa falta de chuva, agora que deu uma chuvinha que vai começar a melhorar, se Deus quiser", afirmou.

Outra produtora que sentiu os efeitos da estiagem foi a Ana da Cruz Neves Canevari, que comercializa verduras na Feira da Lua. Ela explica que a produção diminuiu muito por causa da seca e em consequência os preços aumentaram.

"Trouxe prejuízos sim, porque antes a gente pegava um pé só de alface e agora tem que ser três ou quatro para dar um maço, para compensar para a pessoa também, porque não tinha como pegar um pé e vender a R$2,00", disse.

Segundo Ana, dentre todas as verduras, a alface foi a que mais produziu, ainda assim, uma produção pequena. Ela afirma que levava em torno de 50 pés de alface para vender na feira da Lua e agora o número de maços está bem reduzido.

"Só não falta porque a gente sabe controlar, senão teria falta sim, tanto que na semana passada, às 19h já não tinha mais nada na feira, pouca verdura", finalizou.

Produtor Darcino de Souza

Ana da Cruz Neves Canevari

Receba nossas notícias em primeira mão!