Buscar no site

Apass já recebeu dois animais silvestres machucados neste ano, de Paraguaçu

Em 2013, A Associação Protetora de Animais Silvestres de Assis recebeu em torno de seis apreensões de animais feitas no município.

Redação Paraguacity.com

  • 28/02/14
  • 09:00
  • Atualizado há 529 semanas

Muitos animais que chegam a APASS (Associação Protetora de Animais Silvestres de Assis) são fruto de apreensões que foram realizadas em Paraguaçu Paulista.

A diretora executiva da APASS, Natália Tomas Inácio de Godoi, explica que muitos animais que chegam na associação são apreendidos pela Policia Civil ou mesmo resgatados pelo Corpo de Bombeiros."Nós recebemos, além dos animais feridos em situação de risco, também animais oriundos de apreensões, no caso de Paraguaçu Paulista, principalmente apreensões feitas pela Policia Civil", declarou.

Segundo Natália, apenas nesse ano de 2014 a APASS já recebeu duas apreensões de animais efetuadas em Paraguaçu Paulista. Em 2013, segundo ela, a associação recebeu em torno de seis apreensões de animais feitas no município."A Policia Civil está de parabéns, que tem efetuado um excelente trabalho na região de Paraguaçu Paulista e tem a preocupação com a fauna, com os animais, porque já fazem a apreensão e ligam para a gente e vem imediatamente trazer essas aves para que a gente possa reabilitá-las e devolve-las à natureza", disse.

A diretora da Associação Protetora de Animais Silvestres disse ainda que a região de Paraguaçu Paulista e Assis é rota de tráfico de animais silvestres, principalmente aves canoras, como o trinca-ferro, o sabiá, o pássaro preto, entre outros.

Apesar de as aves serem as preferidas para o tráfico, segundo Natália, todos os tipos de animais silvestres são apreendidos e levados para a APASS. "Urubu mesmo a gente já recebeu muitos de Paraguaçu, não de apreensões, mas filhotes abandonados, expulsos do ninho pela mãe para aprender a voar", disse.

Todo animal encaminhado para a APASS é deixado em quarentena, a fim de detectar alguma doença ou problema, sem que isso seja transmitido para outros animais.

A APASS possui um viveiro com capacidade para 5.000 aves canoras. Apesar disso, uma média de 200 aves apenas permanecem no local, já que assim que os animais vão se recuperando, são devolvidos a natureza. Segundo ela, no mês de setembro será realizada uma grande soltura de aves.

Lobo Guará encontrado em uma usina de Paraguaçu Paulista, provavelmente atropelado

Receba nossas notícias em primeira mão!