Buscar no site

Projetos do Departamento de Saúde se destacam em Mostra Nacional

Representantes Roberta e Iraciana realizaram a apresentação a Oficina de Culinária, Oficina de Memória, Dia da Troca e o Projeto Vida Viva.

Assessoria

  • 14/04/14
  • 10:00
  • Atualizado há 523 semanas

O município de Paraguaçu, através do Departamento de Saúde da Prefeitura Municipal participou do XXVIII Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, que foi realizado nos dias 2, 3 e 4 de abril de 2014 em Ubatuba.

O Congresso teve como tema "SUS 25 anos: desafios e prioridades" e contou com duas Grandes Conversas, 14 cursos, várias Rodas de Conversa abordando os temas dos trabalhos da XI Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios, além de um Luau, com ideias que proporcionaram oportunidades importantes de aprendizado, troca de experiência e reflexão sobre a gestão do SUS no município.

Na oportunidade, Paraguaçu Paulista foi representada pelas técnicas do Departamento de Saúde, Roberta de Freitas Cação e Iraciana Messias de Paiva, que apresentaram na Mostra de Experiências Exitosas quatro projetos de sucesso desenvolvidos em Paraguaçu, que juntamente com mais de 300 trabalhos, foram selecionados por uma comissão do COSEMS neste evento.

Roberta e Iraciana realizaram a apresentação a Oficina de Culinária, Oficina de Memória, Dia da Troca e o Projeto Vida Viva, todos desenvolvidos com êxito em Paraguaçu Paulista.

Considerando que em 2014 acontecerão eleições federais e estaduais, o Congresso do COSEMS/SP foi uma grande oportunidade para os gestores municipais, expressar suas expectativas e necessidades em relação aos futuros governos e legislativos.

Sobre os projetos:

Dia da Troca

O "Dia da Troca" é uma campanha realizada nas unidades de saúde, que tem por finalidade trocar por balas e brindes os materiais inservíveis recolhidos nos domicílios, que possam ser usados como criadouros pelo vetor da dengue. No momento da troca aproveita-se a oportunidade para fazer a orientação sobre os cuidados com a doença, seus principais sintomas e como procurar a unidade de saúde em casos de suspeita. A quantidade de material recolhido gera um impacto ambiental positivo e muito importante para a redução de criadouros.

Esta edição ocorreu no período de 06 a 28 de fevereiro de 2014, cada dia em determinada unidade de saúde ou outro local apropriado do município. Mais uma vez o município teve como parceiro a Cooperativa Paraguaçuense de Catadores de Materiais Recicláveis, reforçando com isso a prática da Coleta Seletiva. Foi alcançada a quantidade de 50 bags recolhidos. Esse volume de material recolhido já resulta em um impacto ambiental positivo e a eliminação de focos e criadouros.

Oficina De Culinária para pacientes portadores de Diabetes Mellitus

Reconhecendo os benefícios que a educação em Diabetes poderá trazer às pessoas através de planejamento das atividades em grupos, ajudando-as no tratamento e controle da doença, o município de Paraguaçu Paulista resolveu criar oficinas de culinária para pacientes portadoras de Diabetes. Os grupos recebem em média 50 pessoas entre pacientes e cuidadores e é realizado uma vez ao ano, no mês de novembro. As oficinas de culinária são realizadas com, em média, 50 pacientes diabéticos e seus cuidadores, no mês de novembro por ser o mês de comemoração do Dia Mundial do Diabetes.

Com essa experiência podemos observar que, os pacientes conseguiram melhorar a adesão ao tratamento e puderam adquirir conhecimentos e habilidades para cuidar de si mesmo, também que a baixa escolaridade pode dificultar a aprendizagem e que o apoio familiar representa um fator importante no cuidado da pessoa portadora de Diabetes.

Oficina de Treinamento de Habilidades de Memória

Considerando o contínuo e intenso processo de envelhecimento populacional brasileiro, a importância da conservação da memória é essencial para realizações de atividades cotidianas, participação na vida profissional, pessoal e social. A grande incidência de queixas relativas à memória na parcela populacional acima de 50 anos de idade chamou a atenção dos autores que elaboraram a proposta da criação da "Oficina da Memória". Esta oficina é oferecida visando a promoção do envelhecimento saudável, a atenção integral à saúde da pessoa idosa, o fortalecimento da participação social e a qualidade de vida e convivência social do indivíduo. Além do acolhimento dos familiares dos participantes para que recebam orientações quanto ao processo de envelhecimento natural para a melhor convivência em família, e criar estratégias facilitadoras para a retenção e evocação de informações, com o objetivo de manter o alto nível de capacidade mental, autonomia e independência destes indivíduos.

Projeto Vida Viva

O município possui dez educadores físicos atuando nas equipes de saúde em nove unidades de saúde. O Projeto tem como objetivo promover a qualidade de vida e reduzir a vulnerabilidade e os riscos à saúde relativos aos determinantes sociais; com o compromisso de implementar ações de promoção da saúde no âmbito da Atenção Básica, contribuindo para o aumento da resolutividade do sistema por meio de ações efetivas e integradas.

A iniciativa deste projeto apresenta uma ação no sentido de promover a mudança de comportamento da população, de forma a internalizar a responsabilidade individual da prática de atividade física regular e adotar hábitos saudáveis para prevenir riscos e doenças. Com essa experiência podemos concluir que prevenção e orientação adequada sobre hábitos saudáveis são medidas que têm impacto na qualidade de vida do cidadão, no perfil de doenças e mortalidade da população e na pressão das demandas sobre o sistema de atendimento.

Presidente do Cosems/SP José Fernando Casquel Monti , Prefeito de Ubatuba Maurício Humberto Fornari Moromizato, os apoiadores do Cosems Angela Major e Almir, secretária de saúde do Município de Assis, Denise Fernandes Carvalho, Vice-Presidente do COSEMS e Secretária de Saúde de Ubatuba, Ana Emilia Gaspar, Secretário do Município de Maracaí, Luciano Marcio de Souza e técnicos dos outros municípios, ao lado da equipe de Paraguaçu

Receba nossas notícias em primeira mão!