Buscar no site

Paraguaçu recebe três médicos cubanos para atender nas Unidades da Saúde da Família

Os médicos cubanos ficarão na cidade no período de três anos.

Assessoria

  • 19/04/14
  • 07:00
  • Atualizado há 522 semanas

O Prefeito de Paraguaçu Paulista Ediney Taveira Queiroz recebeu na manhã desta quinta-feira, dia 17, três médicos cubanos do Projeto Mais Médicos. Os profissionais cubanos Jorge Luís Guerra Aguilar, com 20 anos de profissão, formado pelo Instituto Superior de Ciências Médicas de Havana; Luis Carlos Leya Torres, 24 anos de profissão, formado pelo Instituto Superior de Ciências Medicas de Camaguey; e Maibel Alva Rez, 5 anos de profissão, formada pelo Instituto superior de Ciências Médicas Villa Clara "Dr. Cerafim Sarte de Ruz", chegaram na cidade na noite de quarta-feira (16), vindos de São Paulo, acompanhados pela Diretora do Departamento de Saúde, Cíntia Funabashi.

Durante a conversa, o Prefeito Ediney falou da satisfação em poder contar com mais esses profissionais da saúde em nosso município.

"São três novos profissionais para a Atenção Básica da população de Paraguaçu Paulista, desta forma vamos conseguir absorver a demanda do nosso município. Além de nossa cidade ganhar com a chegada desses médicos o município não terá que mexer no orçamento, já que eles serão custeados pelo Ministério da Saúde".

Os novos médicos serão acompanhados e supervisionados pelo Ministério da Saúde, o que poderá garantir uma melhora no acesso dos usuários ao atendimento médico na atenção básica do SUS. O Programa "Mais Médicos" faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais. A iniciativa prevê também a expansão do número de vagas de medicina e de residência médica, além do aprimoramento da formação médica no Brasil.

A princípio em Paraguaçu os médicos farão um período de adaptação nas unidades Vila Nova VI, Barra Funda II e Roseta. Posteriormente eles serão designados para realizar os atendimentos nas Unidades da Antônio Pertinhez (Vila Fercon), Vila Nova II e na unidade Barra Funda VII. Os médicos cubanos ficarão na cidade no período de três anos.

Prefeito Ediney ao lado dos três médicos cubanos e da Diretora do Departamento de Saúde, Cíntia Funabashi.

Receba nossas notícias em primeira mão!