Buscar no site

Estudantes de São José das Laranjeiras realizam visitação no Museu e Estação Municipal

Assessoria

  • 19/04/14
  • 07:00
  • Atualizado há 521 semanas

Na manhã de quarta-feira, dia 16 de abril, estudantes da Escola Estadual Coronel Azarias Ribeiro, em São José das Laranjeiras, distrito de Maracaí, estiveram em Paraguaçu Paulista participando do projeto de visitação "Lugares para Aprender: a escola sai da escola".

Promovido pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), em parceria com Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista, por meio do Departamento Municipal de Cultura, com o apoio da Diretoria Regional de Ensino de Assis, o projeto visa contribuir com o processo de aprendizado de estudantes de escolas estaduais da região, que saem da sala de aula e podem aprender na prática um pouco mais sobre a história, a tradição e a cultura regional.

O objetivo é promover o acesso de professores e alunos da rede pública estadual paulista de ensino a museus, centros, institutos de arte e cultura e a parques, como atividade articulada ao desenvolvimento do currículo.

Durante a visitação, os estudantes, monitorados por educadores, monitores e professores, e acompanhados pelo diretor de Cultura de Paraguaçu, Reginaldo Galhardo, foram levados para conhecer o Museu e Arquivo Histórico Municipal "Jornalista José Jorge Júnior". Além disso, os alunos passaram também pela Linha Férrea e Estação Municipal de Paraguaçu Paulista, onde conheceram um pouco mais sobre a história do Trem Turístico e Cultural Moita Bonita e da locomotiva D. Lina.

Os resultados esperados com o desenvolvimento desse projeto são a dinamização do trabalho docente com a realização de projetos didáticos correlacionados ao currículo escolar e às experiências desenvolvidas nas instituições e espaços culturais; ampliação e aprofundamento da aprendizagem dos alunos pela apropriação de conteúdos de disciplinas das áreas científicas, de arte e de comunicação linguística, proporcionados nas visitas às instituições culturais; ampliação do universo cultural de alunos e professores; valorização do patrimônio cultural da cidade; além de compreensão e respeito às diferenças culturais de grupos e povos.

O projeto visa ainda a formação de público de visitação a instituições e espaços culturais, decorrente do desenvolvimento do interesse de alunos e professores pela apropriação de bens culturais.

As visitas em Paraguaçu Paulista são realizadas sempre as Quartas e Sextas-feiras (exceto feriados) no período da manhã e tarde e deverão ocorrer nos meses de abril, maio, julho, agosto, setembro, outubro e novembro.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais