Buscar no site

Defesa Civil de Paraguaçu participa da fase estadual e contribui para a realização da Conferência Nacional

Assessoria de Comunicação

  • 23/04/14
  • 08:00
  • Atualizado há 521 semanas

Paraguaçu Paulista participou nos dia 12 e 13 de abril, da 1ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil e após os dois dias de debates, no Palácio dos Bandeirantes, na capital, 600 participantes de 351 municípios paulistas escolheram as 40 propostas prioritárias e os 100 delegados do Estado que irão para a etapa nacional da 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil (2ª CNPDC), dos quais um é de Paraguaçu Paulista.

A abertura, realizada no sábado (12), contou com a presença do diretor de Minimização de Desastres do Ministério da Integração Nacional, Armin Braun. "Precisamos criar uma cultura de prevenção na população e fortalecer o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil para atingirmos o objetivo maior que é proteger vidas", declarou.

O destaque para a prevenção também foi o apelo do secretário da Casa Militar de São Paulo, coronel Marco Aurélio, que reafirmou a importância da conferência para mostrar um diagnóstico das necessidades dos municípios paulistas. "Precisamos priorizar a prevenção, a gestão do risco e não somente a resposta aos desastres. Pensem na meta ideal, com ações que poderão ser implementadas não somente por São Paulo, como também pelo Brasil todo", declarou.

A 1ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil de São Paulo elencou como prioridade, dentre os princípios e diretrizes, a necessidade de incluir o tema proteção e defesa civil nas escolas em todos os seus níveis: do fundamental ao superior. Outra proposta que chegará à etapa nacional da 2ª CNPDC é a mobilização pelos meios de comunicação para conscientizar a população sobre os riscos, como medida de prevenção.

Entre as etapas estaduais da 2ª CNPDC, a 1ª Conferência Estadual de São Paulo foi a que recebeu maior público até o momento. A programação iniciou no sábado (12), com credenciamento dos participantes, solenidade de abertura, aprovação do Regulamento da Estadual, e discussões em grupo nos eixos temáticos: Gestão integrada de riscos e resposta a desastres; Integração de Políticas Públicas relacionadas à Proteção e à Defesa Civil; Gestão do Conhecimento em Proteção e Defesa Civil; Mobilização e promoção de uma cultura de Proteção e Defesa Civil na busca de Cidades Resilientes, sendo este o que recebeu mais inscrições de participação.

O domingo (13) foi dedicado à votação e priorização das propostas aprovadas nos eixos temáticos, eleição dos delegados e encerramento. Na opinião do secretário da Casa Militar, a etapa estadual representou um momento democrático que contribuirá com o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil. "Discutimos aqui, da melhor maneira, as propostas que representam os anseios do povo paulista relacionados à defesa civil", disse.

Novo processo de mobilização e consulta, a 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil promove a participação, o controle social e a integração das políticas públicas relacionadas à Proteção e à Defesa Civil. Coordenada pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, a proposta é definir princípios e diretrizes para a reorganização do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, criando condições para a implantação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (Lei 12.608/12).

Para isso, estão em andamento diversas etapas por todo o país, divididas em: municipais, intermunicipais, estaduais, distrital, livres, virtual e a etapa nacional. A previsão é que 1,8 mil pessoas participem da Conferência Nacional, prevista para novembro, em Brasília. Destas, esperam-se 1,7 mil delegados, dentre agentes de Defesa Civil, representantes da sociedade civil e da comunidade científica e dos conselhos profissionais e de políticas públicas.

Paraguaçu Paulista foi recepcionado pelo Coronel Marco Aurélio - Secretário Chefe da Casa Militar para a participação na Conferência Estadual

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais