Buscar no site

Vereadores de Paraguaçu abrem CEI para apurar denúncia de irregularidade na Saúde

Cinco membros da comissão já foram nomeados e trabalhos devem começar em breve

Assessoria de Imprensa da Câmara

  • 23/04/14
  • 08:00
  • Atualizado há 518 semanas

Foi instaurada na noite de terça-feira (22), em Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores, uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar a responsabilidade quanto às denúncias de irregularidades referentes ao registro de ponto da jornada de trabalho dos servidores do Departamento Municipal de Saúde. O requerimento foi apresentado pela vereadora Vilma Bertho, com assinatura de apoio dos vereadores Kátia do Jornal, Serginho, Ian Salomão, Onório Anhesim e César Kikei.

O documento relata que, em 9 de abril deste ano, nosso município foi alvo de reportagem do jornal "TEM Notícias 2ª Edição", da TV TEM, afiliada da Rede Globo que abrange uma gama de municípios das regiões de Assis, Ourinhos, Marília e Bauru. Segundo as notícias do telejornal e também do site "G1", 75 servidores do Departamento Municipal de Saúde, entre médicos, enfermeiros, auxiliares e funcionários administrativos, são investigados por suposto esquema de envolvimento de falsidade ideológica.

De acordo com a reportagem, as primeiras reclamações de que médicos dos postos de saúde não cumpriam os horários de trabalho, chegaram ao Ministério Público em 2012. Para evitar problemas com a Justiça, a Prefeitura fez um acordo e, colocou em cada unidade de saúde, livros para que os funcionários registrassem a entrada e saída do trabalho.



Durante fiscalização em quatro unidades de saúde, no dia 14 de março, oficiais de Justiça flagraram irregularidades nos livros onde eram anotados os horários de entrada e saída dos funcionários. Foi constatado que os pontos estavam assinados até o dia 19 do mesmo mês, e que os horários de entrada e saída eram previamente impressos, cabendo ao servidor apenas apor sua rubrica ou assinatura em vários dias de forma simultânea.

Logo após a leitura do requerimento, houve o sorteio dos nomes dos vereadores para a formação da Comissão Especial de Inquérito. Na sequencia, os vereadores sorteados tiveram cinco minutos para definir as atribuições de cada um na CEI, ficando estabelecido o seguinte: Serginho como presidente da Comissão; Onório Anhesim na função de secretário; Ian Salomão como relator; e Paulo Japonês e Professora Delmira como membros.

A CEI tem 90 dias para elaborar um relatório. Além de ser levado ao Plenário, para ser apresentado aos vereadores, o documento final poderá chegar ao Ministério Público. Nos próximos dias, os vereadores integrantes da Comissão devem se reunir para dar início aos trabalhos.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos