Buscar no site

Portadores de necessidades especiais ganham espaço no mercado de trabalho em Paraguaçu

Em Paraguaçu Paulista, o supermercado Avenida possui sete portadores de necessidades especiais.

Redação Paraguacity.com

  • 24/04/14
  • 09:00
  • Atualizado há 521 semanas

A Rede de Supermercados Avenida, que atende toda a região, é uma das maiores e que possui a contratação de funcionários portadores de necessidades especiais. São mais de 100 contratados em toda a rede com algum tipo de necessidade.

De acordo com a Maria Helena Gimenez Marcondes, psicóloga na rede de supermercados e que realiza as contratações, desde 1991 existe uma lei no Brasil que orienta empresas com mais de 100 colaboradores a contratarem pessoas portadoras de necessidades especiais.

Segundo ela, essa lei prevê que uma determinada quantidade de vagas, que varia de 2 a 5% do número total de colaboradores, deve ser reservada para deficientes."Então o varejo também adaptou-se a esta realidade, entendendo que dando oportunidade de trabalho a pessoas portadoras, é uma ação de cidadania e não uma ação que deve ser realizada para que se cumpra a lei", afirmou.

Apesar de buscar cumprir a legislação, segundo Maria Helena a porcentagem de contratação de portadores de necessidades estipulada em lei não é cumprida em sua totalidade. "Em virtude da dificuldade do recrutamento para captar essa mão de obra que vem atrair até a empresa, então a dificuldade a nível familiar, dificuldade de trazer a pessoa deficiente até a empresa para que ela seja contratada, porém observamos que esta posição já está mudando e as pessoas estão tomando consciência", ressaltou.

Segundo a psicóloga, a politica de inclusão é positiva para todos, tanto para o colaborador interno, que já está trabalhando, quanto ao colaborador deficiente, já que ocorre a troca de experiências, além de melhorar a imagem da empresa, com a responsabilidade social, favorecer o ambiente de trabalho, fortalece o espirito de equipe e humaniza o ambiente.

"Tendo uma oportunidade, o deficiente irá mostrar que é capaz também e que pode desempenhar determinadas funções com tanta eficiência como quaisquer outros colaboradores e, além disso, em um grupo heterogêneo, a troca de experiência enriquece todos os colaboradores", disse.

Maria Helena destacou ainda que em Paraguaçu Paulista, a loja da rede conta com portadores de necessidades especiais, além de firmar parceria com projetos de apoio à inclusão, como o Projeto CARA. Além disso, os demais colaboradores participam de cursos para aprendizado da linguagem de sinais, para se comunicar com surdos-mudos. Um dos exemplos, da unidade do município é o empacotador Oséas, que é bastante querido por todos os companheiros de trabalho.

"Existe uma valorização pessoal, o deficiente tem uma ótima oportunidade de vida, a deficiência não o impede para o trabalho e a humanização como um todo, porque os colaboradores que já trabalham na empresa, recebendo esses colegas, que são capazes de exercer a função, é um processo humanitário muito maior", ressaltou.

Em Paraguaçu Paulista, o supermercado possui sete portadores de necessidades especiais. Na rede toda, são quase 100 colaboradores com algum tipo de deficiência.

Ozeias é muito querido entre os funcionários

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais