Buscar no site

Paraguaçu marca presença no Fórum Paulista sobre Mobilidade Urbana

Assessoria de Comunicação

  • 24/05/14
  • 08:00
  • Atualizado há 517 semanas

Paraguaçu Paulista marcou presença no 58º Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana do estado de São Paulo, realizado na cidade de Limeira, nos dias 22 e 23 de maio, no teatro Nair Belo, no centro de Formação do Professor daquela cidade que sediou e apoiou o evento, realizado pela ANTP - Associação Nacional de Transportes Públicos e Detran/SP.

Na oportunidade, após a realização da cerimônia de abertura oficial, foram realizadas diversas oficinas e sessões técnicas. A abertura contou com as presenças: do Prefeito de Limeira - Paulo Cezar Junqueira Radich, Atilio André Pereira - Presidente do Fórum Paulista, Andreia Julia Soares - Secretaria de Mobilidade Urbana de Limeira, Renato Gianola - Presidente do Fórum Nacional de Mobilidade Urbana, Saulo Pereira Vieira - Coordenador de Planejamento e Gestão de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Gilberto Perre - Secretário executivo da Frente Nacional dos Prefeitos, Ailton Brasiliense Pires - Presidente da ANTP e Daniel Annemberg - Diretor do Detran/SP - criador do Poupa Tempo e que deixou o cargo nesse mês, em favor da nova Diretora, Neiva Aparecida Doretto.

Paraguaçu esteve presente com o Diretor do Departamento de Segurança, Trânsito e Transporte, que participou desse evento destinado exclusivamente aos dirigentes de mobilidade urbana de todo o território paulista.

Foram realizadas oficinas e sessões técnicas de: elaboração dos planos de mobilidade urbana dos municípios paulistas, formação de condutores - novos paradigmas, educação para o trânsito, sinalização e segurança viária, rodovias - fiscalização, regulamentação dos serviços de taxis, mototaxis e motofretes e a apresentação do estatuto das metrópoles pelo deputado Walter Feldman.

Na oportunidade ainda foi realizada uma reunião de debates com os dirigentes municipais de mobilidade urbana para a elaboração de uma carta de intenções aos candidatos ao Governo do Estado de São Paulo, contendo, entre outras solicitações: dissídios para transporte coletivo, criação do grupo de tarifas do transporte público, mudanças na legislação de arquitetura e urbanismo do estado visando a mobilidade urbana, mudanças na área do trânsito com atualização constante e apresentação dos dados da pesquisa do Forum Nacional sobre mobilidade urbana no País.

Paraguaçu apresentou seu esboço de plano municipal de mobilidade urbana e a sua proposta de realização de um Fórum mensal de debates sobre trânsito, abertos à população. O modelo foi muito elogiado e orientado para uma participação futura em encontros estaduais de elaboração dos planos que, de acordo com a lei federal, devem estar prontos no primeiro semestre de 2015. Paraguaçu Paulista, por meio do Departamento de Trânsito, trabalha na elaboração do plano municipal desde o meio do ano passado e agora passará, após essas reuniões, para a fase das sessões dos departamentos municipais e, em seguida, para a fase das audiências públicas, para depois ser enviada à Câmara de Vereadores para a deliberação final.

O Fórum em Limeira foi encerrado na manhã de sexta-feira, 23 de maio, com o convite para as próximas reuniões temáticas e para o Fórum Nacional que acontece em Santos, durante o mês de junho do ano que vem.

Durante o encontro os dirigentes de mobilidade de trânsito do Estado de São Paulo puderam conhecer o projeto "Degrau + 1" do Sesi de Limeira, desenvolvido em parceria com o Senai que prevê a instalação de um pequeno degrau que se apresenta aos usuários, junto com a abertura das portas dos coletivos (no mesmo sistema hidráulico) diminuindo a altura do primeiro passo de quem sobe ou ultimo passo de quem desce nos veículos. A altura que era de 53 cm, passou a ser de apenas 25 cm com o "Degrau + 1", facilitando o acesso de idosos, crianças, gestantes e portadores de mobilidade reduzida temporariamente. O projeto foi criado pelos alunos da equipe Laranja mecânica do curso de robótica do Sesi Limeira (de 11 a 14 anos de idade) que foram premiados com um tablete cada um pela Prefeitura de Limeira que irá apoiar a patente do projeto e implantá-lo em toda a frota municipal.

Valter Fortuna - Diretor do Departamento de Segurança, Trânsito e Transporte, coordena a elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana e esteve presente nesta semana no encontro em Limeira, representando Paraguaçu Paulista

Receba nossas notícias em primeira mão!