Buscar no site

Dengue dá uma trégua em Paraguaçu, mas Departamento de saúde mantém alerta

Nesse mês, mais de 15 casos foram positivados apenas no Bairro Barra Funda.

Redação Paraguacity.com

  • 31/07/14
  • 10:00
  • Atualizado há 507 semanas

Há mais de duas semanas o Departamento de Saúde não notifica um caso de dengue no município de Paraguaçu Paulista. Tal fato, entretanto, ainda não deve ser comemorado, conforme orienta a Vigilância Epidemiológica da cidade.

De acordo com o coordenador da equipe de controle e combate do vetor da doença, Josué Campos Sena, o município esta aguardando alguns resultados de sorologias realizadas há algumas semanas e os resultados poderão vir positivos, já que são de pessoas que estavam em áreas de transmissão.

"Nós tivemos nesse último mês uma transmissão acentuada na Barra Funda, onde positivamos 15 casos, então é uma área que a gente tem trabalhado insistentemente para que a gente consiga conter essa transmissão", ressaltou.

Segundo Josué, a queda na temperatura colabora com o risco de propagação da transmissão no município, portanto toda a população deve permanecer alerta em relação aos criadouros nos quintais.

"Não é porque estamos com um período de temperaturas baixas que vamos baixar a guarda, é importante que a população esteja atenta a eliminar os recipientes para não termos pernilongos que possam contribuir com essa transmissão", orientou.

Neste ano de 2014, foram confirmados 54 casos positivos de dengue, o que pode ser considerado muito baixo se comparado ao ano passado, quando foram confirmados cerca de 1000 casos dadoença. Para Josué, o importante é que nenhum caso seja positivado, por isso a preocupação continua constante.

"É muito importante alertarmos que apenas um caso pode ter complicações, então a gente luta para que não tenhamos a doença, mas para isso a população tem que estar participativa e colaborativa nas questões de controlar o índice de infestação do vetor em nosso município", ressaltou.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais