Buscar no site

Creche da Barra Funda passa por surto de catapora

Foram mais de 12 crianças notificadas com a doença. Essa é a segunda creche a ter surto neste ano.

Redação Paraguacity.com

  • 05/08/14
  • 09:00
  • Atualizado há 506 semanas

Uma creche localizada no bairro Barra Funda, em Paraguaçu Paulista está com surto de catapora, tendo notificado cerca de 12 casos. Essa já a segunda Unidade Escolar do município que apresenta endemia da doença em crianças neste ano.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Larissa Matias de Paula, é importante lembrar que a catapora é uma doença benigna e que já atingiu muitas crianças. Mesmo assim, deve ser mantida uma cautela.

"Quando a gente pensa em catapora dentro de uma Unidade Escolar a gente considera surto, então uma criança contaminada pode contaminar quase todas da mesma sala, por isso a nossa preocupação", afirmou.

Segundo Larissa, na referida escola há alguns casos da doença e por isso o Departamento de Saúde realiza o bloqueio, a fim de evitar um surto ainda maior.

"No ano passado entrou a vacina de varicela, que é a catapora, na caderneta de vacinação das crianças, mas antes disso a gente não tinha como vacina da caderneta, então a gente vai priorizar a fazer o bloqueio com as crianças que nunca tiveram catapora e crianças que nunca foram vacinadas receberão as vacinas", disse.

Larissa orientou ainda que gestantes que nunca tiveram catapora e nunca foram vacinadas, mantenham distância de crianças com a doença. "Crianças com catapora que tenham em sua casa um irmãozinho menor, prematuro, a gente também tem uma atenção diferenciada", destacou a coordenadora da VE.

Ela explicou ainda que quando detectada a catapora, a criança permanece dez dias sem frequentar as aulas. Por isso, é fundamental que os pais fiquem atentos.

"Cada criança reage de um jeito, convém que passe no médico, veja se tem que entrar com alguma outra medicação, então são essas as orientações aos pais, e a escola assim que perceber um aluno que está faltoso por catapora, ficar atenta as crianças da mesma salinha daquele aluno", ressaltou.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais