Buscar no site

Rede Básica de Saúde vai oferecer vacina contra Hepatite A para crianças

Serão imunizadas crianças de um ano até dois anos incompletos.

Redação ParaguaCity.com

  • 27/08/14
  • 08:00
  • Atualizado há 500 semanas

A vacina que garante imunidade contra a Hepatite A deverá estar disponível a partir do próximo mês na Rede Municipal de Saúde. De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Paraguaçu Paulista, Larissa Martins de Paula, a previsão é de que a

"A orientação que a gente tem do Ministério da Saúde é colocar essa vacina disponível em todas as salas de vacina, em todos os postos de saúde, a partir do dia 1º de setembro, então a partir da semana que vem as Unidades já vão ter a vacina para entrar no calendário nacional de vacinação", destacou.

Larissa ressaltou que a Hepatite A é uma doença que acomete o fígado e que oferece grande risco no Brasil. Por esse motivo o país vai incluir a imunização no calendário, passando então a oferecer todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde.



"O Brasil é considerado área de risco para essa doença e não há tratamento especifico, então a vacina vem já para imunizar a criança e para evitar que a criança desenvolva essa doença",

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica explicou ainda que a transmissão da Hepatite A é de contato fecal-oral, ou seja, através de alimentos contaminados, ou seja, o manuseio de alimentos por mãos contaminadas.

"A vacina vai entrar no calendário para crianças que completam um ano, então nesse primeiro momento a gente vai imunizar crianças de um ano até dois anos incompletos, então toda criança que a partir de setembro completar um ano vai tomar também a vacina da hepatite A na rede de Atenção Básica", disse.

Todas as Unidades de Saúde que tem salas de vacina terão as doses disponíveis da vacina contra a hepatite A.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos