Buscar no site

Paraguaçu Paulista terá programa para ajudar dependentes do cigarro

Para a implantação do programa na cidade, alguns profissionais do município passaram por uma capacitação.

Redação ParaguaCity.com

  • 01/09/14
  • 09:00
  • Atualizado há 502 semanas

Será desenvolvido em Paraguaçu Paulista um projeto direcionado a pessoas que tem vontade de parar de fumar.De acordo com a farmacêutica Juliana Silvério Grillo, houve uma preocupação do município em relação ao alto índice de pessoas que estão sendo acometidas por doenças relacionadas ao uso indiscriminado do tabaco e inclusive acarretando em mortes.

"Pra vocês terem uma ideia, segundo o Instituto do Câncer, hoje nós temos no Brasil 130 mil mortes por ano, então é um numero bastante elevado, e com essa preocupação o município resolveu aderir a esse projeto", destacou.

Para a implantação do programa na cidade, alguns profissionais do município passaram por uma capacitação do Centro de Referencia de Álcool, Tabaco e Outras Drogas, onde foram preparados para fazer a abordagem dos fumantes.

"São indivíduos que chegarão até nós com a vontade de parar de fumar, então vamos aborda-los com tratamento medicamentoso, psicológico e que vai envolver vários profissionais", explicou.

Segundo Juliana, o projeto ainda está em fase de planejamento e em breve deverá ser colocado em prática. A iniciativa vai ser desenvolvida em Unidades de Saúde, a fim de chegar ao público-alvo.

"Existem muitas doenças relacionadas ao tabaco e que as pessoas muitas vezes não se preocupam com isso, doenças cardiovasculares, o diabetes, o câncer, doenças respiratórias crônicas e quantidade de mortes anual é muito elevada, então a gente precisa tratar nossa população", ressaltou.

Receba nossas notícias em primeira mão!