Buscar no site

Projeto "Trem é Turismo" é lançado em Paraguaçu e deverá mobilizar comerciantes

A intenção do projeto é aproveitar a Maria Fumaça para atrair mais turistas ao município e fortalecer mais os pequenos negócios e hotéis.

Redação ParaguaCity.com

  • 01/09/14
  • 11:00
  • Atualizado há 499 semanas

Aconteceu na última sexta-feira (29), o lançamento do Projeto "Trem é Turismo", desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista em parceria com a Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais (ABOTTC) e com o apoio do SEBRAE Nacional e da Associação Comercial e Empresarial de Paraguaçu.

Antes de realizar o lançamento, o consultor da ABOTTC, Liberato de Souza Pinto, esteve em Paraguaçu para prestar consultoria aos comerciantes inscritos na iniciativa. Segundo ele, o projeto Trem é Turismo será composto por quatro etapas.

"Em cada uma dessas etapas teremos a duração de seis dias e o lançamento do projeto tem o foco de sensibilização de pequenos negócios da própria população da cidade, da própria região e um trabalho direto com empreendimentos que atraiam turistas", disse.



Para o consultor, inicialmente é fundamental que a população conheça o potencial turístico do município e que veja o Trem Turístico como uma forma de lazer.

"A partir do momento que consegue atrair turistas, você aumenta a renda do município, porque eles não virão aqui só para pagar um bilhete e fazer esse passeio, ai entram os pequenos negócios, entram os artesãos, entra a venda de bebidas, de alimentos, as lanchonetes começam a vender mais, restaurantes e medida que turistas e visitantes que pernoitam os hotéis daqui são beneficiados, inclusive um Resort, que está num processo de evolução já começa a atrair turistas", declarou.

Para Liberato, o trem é uma grande atração, mesmo que não esteja ainda na mente dos jovens, já que as viagens em locomotivas faz parte da história de pessoas mais antigas. Ele ressalta, entretanto que as viagens de trem estão voltando, porque o escoamento da produção, principalmente do agronegócio, exige um transporte de carga mais seguro. O consultor ressalta ainda que no que se refere ao turismo, a ideia é aproveitar oportunidades.

"Aproveitar ramais, pequenas partes que já funcionaram, para mostrar a cultura da cidade, suas tradições e criar um negocio, a partir disso os micro empresários, os artesãos e os outros empreendedores se aproximam desse trem e com seus produtos fantásticos, como artesanato, doces, comidas típicas da região, salgadinhos", afirmou.

Fernando Rocha, gerente da Associação Comercial, que está apoiando o projeto Trem é Turismo, explica que o convite para participar da iniciativa partiu da Prefeitura Municipal e o objetivo é capacitar a cadeia de empreendedores e comerciantes ao redor do Trem Turístico.

Segundo Fernando, a finalidade é fazer com que os visitantes permaneçam no município, tornando-se turistas e aproveitando tudo o que a cidade puder oferecer.

"O Trem Turístico é um grande potencial que já vem trazendo pessoas para Paraguaçu, só que hoje essas pessoas são visitantes, elas não são turistas, porque visitante é a pessoa que vem, visita o trem e acaba indo para outra cidade, é o que vem acontecendo em Paraguaçu", disse.

Fernando Rocha afirmou ainda que o comércio local não se atentou ao potencial da Maria Fumaça em atrair os turistas, já que todas as semanas as viagens são todas vendidas com antecedência.

"As pessoas que vem andar no trem são dispostas a gastar, são pessoas que não ficam negociando preço e a gente ainda não tem uma cadeia voltada para atender esse pessoal que vem, então a intenção desse projeto é desenvolver toda essa cadeia", garantiu.

Para o agente local do Projeto Trem é Turismo, Luiz Carlos Pedroso, a iniciativa vem fortalecer a imagem do Trem Turístico Moita Bonita.

"Temos vários agendamentos de pessoas da região, Prudente, Marília, Ribeirão Preto, então isso vai fortalecer o comércio de Paraguaçu, vai fortalecer o restaurante que recebe o pessoal para o almoço, a parte dos hotéis, então é muito importante para o turismo em Paraguaçu", finalizou.

,

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos