Buscar no site

Banco de Leite passa por dificuldades e chega passar mês sem nenhuma doadora

Redação ParaguaCity.com

  • 08/09/14
  • 11:00
  • Atualizado há 498 semanas

O Banco de Leite Materno de Paraguaçu Paulista tem encontrado dificuldades para conseguir mães doadoras de leite e abastecer o banco.

De acordo com a auxiliar de enfermagem Luciene Galvão, que é uma das responsáveis pelo Banco de Leite Materno, "A medida que a gente vai adquirindo as doadoras, os filhos vão pegando uma certa idade, de quatro a seis meses, vão deixando de doar, e a gente na medida do possível vai tentando conseguir outras doadoras, e teve momento que nós chegamos a não ter nenhuma doadora", explicou.

Segundo Luciene, agora a equipe está mais empenhada na busca de doadoras e a expectativa é de conseguir mais doações.



"Ficamos um mês sem conseguir doadoras, às vezes até por falta de tempo disponível por causa de falta de funcionários aqui da unidade e agora está tudo resolvido", afirmou.

Pode ser uma doadora do Banco de Leite Humano toda mulher que amamenta e que esteja saudável.

"A medida em que ela vai doando vão sendo realizados exames para comprovar que ela está em perfeita saúde e na hora de fazer a doação a gente tem todo o preparo do material e as orientações quanto a higiene, como armazenar o leite e estar prosseguindo durante a doação, o tempo de validade do leite e outras informações", explicou.

Luciene explica que a higiene dos materiais de coleta do leite e orientações são rígidas, a fim de garantir que o produto esteja em bom estado no processo de doação.

"Nós temos um carro disponível e uma vez por semana vamos em busca desse leite, com bolsas de gelo para melhor conservação do congelamento e é transferido para a central da regional de Assis", detalhou.

As mulheres que tiverem interesse em doar o leite, pode procurar qualquer Unidade de Saúde de Paraguaçu Paulista ou na Unidade de Saúde da Mulher, onde receberá todas as orientações necessárias.

Auxiliar de enfermagem Luciene Galvão, que é uma das responsáveis pelo Banco de Leite Materno

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos