Buscar no site

Guarda Municipal de Paraguaçu serve como base para criação de corporações na região

Fotos: Gilmar Oliveira

  • 13/09/14
  • 09:00
  • Atualizado há 501 semanas

A Guarda Civil Municipal de Paraguaçu Paulista, que passa por uma completa reorganização desde o ano passado, está servindo de base para que outros municípios criem e mantenham suas corporações, especialmente no que diz respeito à nova legislação e a proposta de uma plano de carreira para a organização.

Florinea foi uma das cidades que procurou a Guarda Civil Municipal, já desde o ano passado, para que, assim como Paraguaçu, possa reorganizar toda a sua corporação já existente na cidade. A assessoria de outras prefeituras de cidades da região já se manifestaram interessadas em dividir a proposta da Estância com vistas à criação de suas guardas.

No início deste mês, Valter Fortuna, acompanhado pelo CGP Alvim e pelo Supervisor Gilmar, estiveram visitando a Câmara Municipal de Echaporã, outra cidade que manifestou interesse em organizar uma Guarda Civil. Na ocasião os vereadores puderam conhecer um pouco do trabalho realizado em Paraguaçu e as dificuldades e oportunidades com a existência desta importante corporação do sistema de segurança pública.

Toda a reorganização de Paraguaçu Paulista está sendo baseada nas orientações recebidas diretamente da equipe da Secretaria Nacional de Segurança Pública - Senasp, do Ministério da Justiça, tendo como base a recém aprovado lei nº 13.022, sancionada pela Presidente Dilma, que dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Civis.

Como a tramitação da referida lei é antiga e vem sendo amplamente debatida, o comando municipal de Paraguaçu Paulista, resolveu iniciar um amplo estudo para adequar toda a legislação municipal, desde a criação da corporação em 1996, à nova realidade nacional das Guardas Civis.

Valter Fortuna durante a audiência pública na Câmara Municipal de Echaporã, defendendo a importância da corporação para o município

Receba nossas notícias em primeira mão!