Buscar no site

Profissionais de Saúde participam Simpósio sobre Escorpião

Fotos: Denise Moreira

  • 17/09/14
  • 10:00
  • Atualizado há 500 semanas

O Departamento de Saúde da Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista, por meio da Vigilância em Saúde, promoveu na última segunda-feira, dia 15 de setembro, no Anfiteatro das Faculdades Gammon, o Simpósio "Escorpião: Biologia e Comportamento".

O encontro foi coordenado pelo Biólogo Especialista em Saúde do Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo, Samuel Paulo Gioia Guizze, e pela Bióloga do Laboratório de Artrópodes do Instituto Butantan, Alyne Angélica Salvador da Silva.

O Simpósio foi direcionado a agentes de controles de vetores e zoonoses de Paraguaçu Paulista, além de professores, profissionais de saúde em geral e comunidade interessada. No total, participaram cerca de 50 profissionais dos municípios de Paraguaçu, Ourinhos, Candido Mota, Ibirarema, Assis, São Pedro do Turvo, Maracaí, Canitar, Tarumaa, Espírito Santo do Turvo, além de técnicos da Sucen de Marília e Bauru.

O evento foi iniciado por uma palestra aberta ao público sobre Escorpionismo, aula prática para agentes de controle de vetores sobre biologia dos escorpiões e coleta noturna de escorpiões com Agentes de Controle de Vetores, que contou com 20 participantes.

Nesta terça-feira, dia 16 de setembro, encerrando a capacitação, os agentes de controle de vetores e zoonoses realizaram visitas domiciliares para orientações e técnicas no controle de escorpiões.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Paraguaçu Paulista, Larissa Martins de Paula, a iniciativa de promover um simpósio no município surgiu devido ao aparecimento de escorpiões na cidade e acidentes com estes animais.

"Por este motivo, nos preocupamos em capacitar os Agentes de Controle de Vetores e pudemos contar com o apoio dos técnicos do Instituto Butantan e do Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo e o Simpósio superou as nossas expectativas e foi muito bom para todos os profissionais que participaram", destacou.

"Gostaríamos de agradecer aos técnicos que colaboraram, a divisão de serviços funerários de Paraguaçu que mandou seus participantes, as Faculdades Gammon que cederam o espaço para que a gente pudesse realizar o evento, enfim, a todos que colaboraram e que estiveram presentes nesse simpósio", finalizou Larissa.

Grande público presente nas palestras e oficinas do Simpósio em Paraguaçu

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais