Buscar no site

Trem Turístico e Cultural Moita Bonita completa 7 anos em Paraguaçu

Em 2009 iniciam as viagens com o Trem Turístico Moita Bonita com visitantes e moradores de nossa Estância, sendo interrompido na passagem de ano de 2009/2010.

Assessoria

  • 29/09/14
  • 08:00
  • Atualizado há 499 semanas

Tudo começou no ano de 1998 quando a Sra. Lina Giorgi Leuzzi fez a doação a nossa cidade da histórica locomotiva a vapor fabricada em Bristol - Inglaterra no ano de 1879, trazida para o Brasil no início do sec. XX pela empresa José Giorgi, responsável na construção da Estrada de Ferro Sorocabana no trecho entre Ourinhos a Presidente Epitácio.

O que esperava na época era manter preservada a nossa memória cultural com a máquina em exposição estática. Ficou alguns anos a céu aberto na praça da Fonte Luminosa até ser removida para o recém-criado Museu Ferroviário localizado no prédio da antiga rodoviária, hoje casa do artesão.

Em 2005, com o início de uma nova administração do prefeito Carlos Arruda Garms, e visto que estávamos carente de um novo atrativo turístico o Arquiteto Denis Mendes, diretor do Departamento de Turismo na época, sugeriu então prefeito de transformar a locomotiva em um Trem Turístico, considerando que nosso município surgiu através da Estrada de Ferro Sorocabana.

Com entusiasmo o Prefeito Arruda e a equipe do Departamento de Turismo se dedicaram nesse novo empreendimento. Foram solicitadas todas as autorizações para o Projeto que se denominou "Projeto Estação Paraguaçu" junto a Agência Nacional de Transportes Terrestre-ANTT e firmado contrato com a América Latina Logistica-ALL, concessionária da malha ferroviária.

Tendo as devidas autorizações, iniciou-se os trabalhos de restauração da locomotiva a vapor pela equipe do Sr. Lincoln Palaia, que no início nos assegurou que a máquina estava em perfeitas condições de preservação e seria viável a sua restauração.

No dia 27 de setembro de 2005, a locomotiva ensaiou seus primeiros passos, pelo pequeno trecho do Memorial Ferroviário, dando seu apito inicial, como sopro de vida, enchendo de esperança para o arrojado projeto do Trem Turístico. Na oportunidade a locomotiva a vapor foi batizada de "Dona Lina" em homenagem a Sra. Lina Giorgi Leuzzi, benfeitora que fez a doação.

Em abril de 2008 foi expedida pela ANTT a resolução nº. 2636 que aprova a circulação do Trem Turístico e Cultural Moita Bonita, autorizando a Prefeitura da Estância Turística a utilizar o trecho entre as cidades de Assis até Quatá.

Após o falecimento do Sr. Lincoln Palaia, fomos a procura de um novo técnico, e encontramos na cidade de Assis o Sr. Abelardo Gomes dos Santos, um experiente mecânico e restaurador de locomotivas a vapor que havia trabalhado mais de cinqüenta anos em construção e montagem de caldeiras, sendo contratado pela Prefeitura para realizar os trabalhos de manutenção da máquina, que está até hoje realizando este serviço.

Em 17 de setembro de 2008, "As Galvão" vem a Paraguaçu para o lançamento de uma música dedicada ao Distrito de Sapezal e a Maria Fumaça, local onde surgiu a carreira artística da Dupla. Já em 2013, a Prefeitura da Estância Turística de Paraguaçu Paulista, com recursos da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo através do DADE, restaura a antiga casa do telegrafista da ferrovia para abrigar o Memorial Irmãs Galvão, sendo mais um atrativo para quem chega na Estação.

Em 2009 iniciam as viagens com o Trem Turístico Moita Bonita com visitantes e moradores de nossa Estância, sendo interrompido na passagem de ano de 2009/2010, num incêndio criminoso no carro de passageiro que era de aço carbono revestido de madeiras por dentro imitando os carros de antigamente, mas outro carro totalmente construído em madeira já estava em construção e logo o Trem Turístico já estava nos trilhos novamente.

Hoje o Trem Turístico e Cultural Moita Bonita recebem turistas de toda a região e de outros estados, de acordo com levantamento feito mais de 22 mil turistas já fizeram o passeio com a Maria Fumaça no período de 2009 a agosto de 2014. As 10 cidades mais visitadas são de Presidente Prudente, seguido por Paraguaçu Paulista, Marília, Assis, São Paulo, Tupã, Olímpia, Bastos, Rio Claro, também de todo os Estados.

O Passeio com o Trem Turístico e Cultural Moita Bonita é uma viagem nostálgica que relembra os tempos dos pioneiros que, através da Estrada de Ferro Sorocabana, fez surgir diversas cidades de nossa região, inclusive Paraguaçu Paulista. É uma viagem ao passado, precisamente ao início do século XX, que faz reviver o período das antigas locomotivas a vapor, a Maria Fumaça.

O embarque é realizado na Plataforma da antiga estação ferroviária e que foi remodelada com a construção de uma bilheteria e sanitários. Os passageiros são recepcionados por uma monitora que faz a conferência das passagens. Dentro da composição, após todos se acomodarem outro monitor com trajes da época dá boas vindas aos passageiros e também informa as normas de segurança estabelecidas pela ANTT e ALL.

Ao longo do seu trajeto, belas paisagens são apreciadas a cada curva da Estrada de Ferro Sorocabana ao som de clássicos da música raiz. Durante a viagem o monitor relata dados históricos e técnicos sobre o funcionamento da locomotiva a vapor, da Estrada de Ferro Sorocabana e finaliza com a história do Distrito de Sapezal e da dupla sertaneja As Galvão. Chegando na Estação de Sapezal os passageiros acompanham a manobra da locomotiva a vapor que se desprende da composição indo em direção ao desvio para entrar num viradouro e se posiciona ao lado oposto da composição para o seu retorno, dentro da estação temos a venda de deliciosos salgados, refrigerantes, água, cerveja e suvenirs.

Na Praça da Estação Ferroviária de Sapezal temos o Memorial "Irmãs Galvão" composto por uma exposição de imagens fotográficas da dupla, sua discografia, o primeiro acordeon, troféus e o prêmio máximo que a dupla conquistou a indicação ao Grammy Latino. Esporadicamente o Departamento de Cultura realiza apresentações musicais e teatrais.

São 24 Km entre ida e volta, onde um simples passeio de trem, se mistura a nostalgia,cultura, história e entretenimento, um elo entre os demais atrativos da Estância Turística de Paraguaçu Paulista.

SERVIÇO

Trem Turístico e Cultural Moita Bonita

Destino: Distrito de Sapezal

Duração: 3h00

Dias de Viagem: aos sábados e domingos

Horário:09h00

Reserva: Departamento de Turismo | (18) 3361.6165

Site: www.eparaguacu.sp.gov.br| e-mail: [email protected]

Receba nossas notícias em primeira mão!