Buscar no site

Saúde prepara ampla mobilização para o Dia Mundial de Luta contra a Aids

No dia 1º de dezembro a campanha dará enfoque, neste ano, para os jovens gays de 15 a 24 anos das classes C, D e E.

Assessoria Prefeitura

  • 18/10/14
  • 08:00
  • Atualizado há 495 semanas

O Departamento de Saúde da Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista, por meio do SAE/CTA, vem realizando uma série de reuniões preparatórias para organizar a celebração do dia 1º de Dezembro que se aproxima - Dia Mundial de Luta contra a Aids.

A ideia é proporcionar ampla participação dos estudantes da cidade em uma série de atividades que envolvam a proposta de uma vida saudável através da cultura de valorização da vida, por meio do esporte, lazer, educação e cultura.

Atividades como concursos de redação e desenhos, caminhadas, palestras, mobilizações, apresentações teatrais, de lazer e de esporte, estão no contexto que vem sendo debatido entre os componentes da equipe municipal.

A ideia inicial é que os alunos e a comunidade em geral sejam convidadas a uma participação ativa e intensa ao longo do mês de novembro, já iniciando neste final de outubro com as reuniões preparatórias e divulgações, culminando com um evento no dia 1º de dezembro - segunda-feira, Dia Mundial de Luta contra a Aids.

No dia 1º de dezembro a campanha dará enfoque, neste ano, para os jovens gays de 15 a 24 anos das classes C, D e E. A ação busca discutir as questões relacionadas à vulnerabilidade ao HIV/aids, na população prioritária, sob o ponto de vista do estigma e do preconceito. Além disso, a ideia é estimular a reflexão sobre a falsa impressão de que a aids afeta apenas o outro, distante da percepção de que todos estamos vulneráveis, trabalhando com profissionais de saúde, gestores, profissionais da área de educação e comunidade escolar, através da TV, rádio, internet, cartazes, fôlderes e mobiliários urbanos.

O Dia Mundial de Luta Contra a AIDS é celebrado no dia 1º de dezembro por uma decisão da Assembléia da Organização Mundial de Saúde, realizada em outubro de 1987, com apoio da ONU. No Brasil, a data passou a ser adotada, a partir de 1988. Segundo estimativas do Ministério da Saúde, o número de pessoas infectadas pelo HIV no Brasil é de aproximadamente 530.000. Dessas pessoas, 25,4% não sabem que estão infectadas, e cerca de 30% dos pacientes ainda chegam ao serviço de saúde tardiamente.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais