Buscar no site

Campanha de Vacinação Antirrábica tem inicio na próxima semana em Paraguaçu

Nos dias 21 e 22 de outubro, a iniciativa acontecerá na zona urbana de Paraguaçu Paulista, em 16 pontos em vários bairros da cidade.

Assessoria

  • 18/10/14
  • 08:00
  • Atualizado há 496 semanas

O Departamento Municipal de Saúde realiza no período de 21 a 31 de outubro a Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica.

Nos dias 21 e 22 de outubro, a iniciativa acontecerá na zona urbana de Paraguaçu Paulista, em 16 pontos em vários bairros da cidade e que funcionarão das 8h30 as 16h30.

Já no período de 24 a 31 de outubro, a vacinação será realizada na zona rural, quando as equipes da Vigilância em Saúde percorrerão os bairros rurais, atendendo a todas as propriedades.

Deverão ser vacinados durante esse período cães e gatos a partir de três meses de idade. Os proprietários deverão apresentar também a carteira de vacinação do animal, que é um documento que comprova que o animal foi imunizado.

Segundo a coordenadora da Vigilância Sanitária, Iraciana Messias de Paiva, é importante que os donos dos animais sigam algumas recomendações no momento da vacinação, a fim de evitar acidentes e incidentes.

"Levar o animal contido em coleira com guia, não deixar que crianças levem o animal para ser vacinado sem a presença de um adulto, animais muito bravos devem ser conduzidos com focinheira e gatos devem estar enrolados em um pano ou dentro de um saco ou uma fronha para evitar que o proprietário perca o controle do mesmo", recomendou.

Iraciana destacou ainda que a raiva é uma doença que mata tanto o animal quanto o homem e a melhor maneira de preveni-la é através da vacinação dos animais.

"A raiva se caracteriza por sintomas neurológicos que vão desde a alteração de comportamento, salivação intensa que evolui para convulsões, paralisias de membros anteriores e posteriores, evoluindo para o óbito do animal, por isso é fundamental que a população compareça aos postos de vacina com seus animais", ressaltou.

A expectativa da Vigilância em Saúde é de vacinar aproximadamente 80% dos 10.036 cães existentes no município, o que representa 8.029 cães a serem vacinados. Já a população de felinos estimada em Paraguaçu Paulista é de 1.301 animais e a meta é vacinar 1.041 gatos (80% da população).

Receba nossas notícias em primeira mão!