Buscar no site

Rotary Club de Paraguaçu realiza mobilização pelo Outubro Rosa

O Outubro Rosa é um movimento mundial de mobilização de prevenção do câncer de mama realizado todos os anos no mês de outubro.

Assessoria

  • 18/10/14
  • 07:00
  • Atualizado há 495 semanas

O Rotary Clube de Paraguaçu Paulista, em parceria com a Casa da Amizade, realizou no último sábado uma mobilização na praça da matriz de conscientização e arrecadação em prol da Associação do Câncer da cidade.

Quem passava pelo local realizava uma doação espontânea e recebia um laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. A Primeira Dama Sônia Queiroz esteve no local e participou da atividade, ressaltando a importância da ação.

"Essa iniciativa é de extrema importância já que infelizmente, o câncer de mama é o mais incidente na população feminina mundial. Mas, se detectada e tratada precocemente, a doença tem muito mais chance de cura. Apoiamos o movimento porque acreditamos que a prevenção é fundamental para a diminuição desta triste estatística".

O Outubro Rosa é um movimento mundial de mobilização de prevenção do câncer de mama realizado todos os anos no mês de outubro, com a finalidade de conscientizar as mulheres sobre a importância do autoexame das mamas e do diagnóstico precoce da doença.

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e quando diagnosticado precocemente oferece mais chances de um tratamento adequado e cura. Apesar disso, as taxas de mortalidade em decorrência da doença continuam elevadas no Brasil.

Em 2011, 13.225 mulheres morreram no Brasil em decorrência de tumores nas mamas. A doença ainda é a responsável pelo maior número de casos de câncer e de mortes no sexo feminino em todo o mundo.

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) prevê 57.120 novos casos até o final de 2014, com cerca de 60 mulheres afetadas entre cada 100 mil. Mesmo com o avanço da medicina e dos exames laboratoriais, que permite identificar o câncer de mama no inicio, na maioria das vezes, o tumor ainda é diagnosticado em estágios avançados no país, o que dificulta a perspectiva de um tratamento curativo.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais