Buscar no site

Cerca de 200 mulheres aproveitaram o Mutirão do Outubro Rosa para realizar exames

O Mutirão do Outubro Rosa aconteceu na Unidade Básica de Saúde da Vila Popular e na Unidade de Saúde da Mulher.

Assessoria

  • 22/10/14
  • 09:00
  • Atualizado há 492 semanas

A Prefeitura Municipal, por meio do Departamento Municipal de Saúde, realizou no último sábado, dia 18 de outubro, o Mutirão do Outubro Rosa na Unidade Básica de Saúde da Vila Popular e na Unidade de Saúde da Mulher.

A iniciativa aconteceu das 8h às 17h e ofereceu para as paraguaçuenses a oportunidade de realizar a coleta do Papanicolau (Preventivo), Exame de Mama e em alguns casos encaminhamento para a mamografia. As mulheres receberam também avaliação odontológica.

De acordo com Paula Andrade Cortez, Coordenadora de Estratégia de Saúde da Família, os números foram bons e o Departamento de Saúde realizou aproximadamente 50 solicitações de mamografia e 40 avaliações odontológicas, além de 160 exames de papanicolau.



"O evento foi muito positivo, pois observamos muitas mulheres com seus exames em atraso a mais de um ano e que tiveram a oportunidade de colocar os cuidados com a própria saúde em dia", declarou.

Segundo Paula, durante o Mutirão do Outubro Rosa foi realizada ainda a divulgação do SAE/CTA (Serviço de Assistência Especializada/Centro de Testagem e Aconselhamento), com a distribuição de panfletos informativos e preservativos feminino e masculino.

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) tem uma previsão de que até o final de 2014 57.120 novos casos de câncer de mama sejam registrados nas brasileiras, o que representa em torno de 60 mulheres afetadas entre cada 100 mil.

Um dos problemas enfrentados no Brasil é que apesar dos avanços da medicina, grande parte dos tumores na mama são identificados e diagnosticados já em estágios avançados, diminuindo a perspectiva de cura.

A Campanha Outubro Rosa tem como finalidade mudar esse quadro, já que quando o câncer de mama é diagnosticado precocemente, as chances de tratamento adequado e cura são maiores.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos