Buscar no site

Falqueiro, da Vale Paranapanema, dá dicas de economia de energia

Aproveite bem o horário de verão e, além de começar uma atividade física, comece também a mudar seu hábito de consumo: aprenda a economizar energia elétrica

Redação AssisCity.com

  • 25/10/14
  • 07:00
  • Atualizado há 491 semanas

A mudança de hábito é muito importante quando o assunto é economia de energia. Com o aumento da temperatura, em especial nas estações primavera e verão, fazemos mais uso de equipamentos, como ventilador, ar condicionado, que acabam aumentando o nosso consumo e refletindo na conta de luz. Mas, é possível economizar energia durante as estações mais quentes do ano.

Mesmo com todo o calor, o consumidor pode e deve contribuir para evitar o desperdício de energia. "O uso diário de ventiladores e aparelhos de ar condicionado é necessário, mas em dias com temperaturas amenas prefira ligar o ventilador. O aparelho de ar condicionado consome mais energia", exemplifica o assessor regional da Vale Paranapanema, José Maurício Falqueiro.

Além disso, o assessor complementa com outras dicas: "é preciso manter o filtro do ar condicionado sempre limpo. Se for usá-lo mantenha as portas e janelas do ambiente fechadas. Fique atento também aos aparelhos ligados em 'stand by', que é aquela luz que fica permanentemente acesa nos equipamentos. Desligue estes equipamentos da tomada. Sempre que deixar um ambiente desligue a luz e faça uso da luz natural abrindo bem janelas e cortinas".



Segundo Falqueiro, a geladeira corresponde em média a 30% do consumo total de uma casa. "Antes de abrir a geladeira pense no que precisa, ou sejam, diminua o tempo que a porta ficará aberta". A geladeira também deve ficar longe de locais quentes, próximo de janelas e do fogão. Instale-a no local mais arejado da cozinha ou da copa. Não seque roupas atrás da geladeira e não guarde alimentos quentes. Faça sempre o degelo.

O chuveiro deve estar na posição "verão" ou "desligado". Evite banhos demorados e feche a torneira para se ensaboar. Outras dicas que evitam o desperdício é desligar o monitor do computador e programar a proteção de tela quando o equipamento não estiver sendo usado. Não deixe a televisão ligada sem ninguém assistindo, assim como outros eletroeletrônicos. Tire-os das tomada.

Se for reformar a pintura da casa, escolha cores claras e frias, que aumentam a luminosidade dos ambientes diminuindo a necessidade de lâmpadas acesas durante o dia. Uma dica importante sobre a lâmpada é substituir lâmpadas incandescentes pela fluorescente compacta ou por lâmpadas de Led, que são muito mais eficientes, ou seja, são econômicas e duram mais.

"São dicas simples que todos nós podemos colocar em prática em nosso dia a dia, como juntar o máximo de roupas e lavar de uma única vez, otimizando o uso da máquina de lavar; o mesmo vale para passar roupas. Quanto menos aparelhos ligados à tomada menos consumo de energia. Devemos usar o necessário ao nosso bem estar e, claro, à comodidade que a energia nos oferece", conclui Falqueiro.

Assessor regional da Vale Paranapanema, José Maurício Falqueiro

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos