Buscar no site

Procura pela segunda dose da vacina contra o HPV é baixa em Paraguaçu

Cerca de 800 meninas foram vacinadas na primeira etapa da campanha. Atualmente, pouco mais da metade tomou a segunda dose.

Redação ParaguaCity.com

  • 28/10/14
  • 08:00
  • Atualizado há 491 semanas

Seis meses após receber a primeira dose, as meninas de 11 a 13 anos de idade deveriam retornar aos Postos de Saúde para tomar a segunda dose da vacina contra o HPV.

De acordo com a representante da Vigilância Epidemiológica, Larissa Martins de Paula, a 2ª etapa da vacinação teve inicio em setembro, mas a procura está baixa.

"Lembrando que quem tomou a vacina entre abril e maio deveria comparecer desde setembro nas Unidades de Saúde para receber a segunda dose do HPV, e as meninas que completaram 11 anos depois de maio também foram convidadas a ir em qualquer Unidade de Saúde e iniciar a vacinação do HPV", disse.



Segundo Larissa, no inicio da campanha a procura pela vacinação foi bastante relevante. Agora, nessa segunda fase da campanha, as expectativas não foram alcançadas.

"A gente não atingiu o número que precisava, então é sinal de que algumas meninas que receberam a primeira dose ainda não procuraram as unidades para receber a segunda dose, o que gera uma preocupação porque a vacina contra o HPV só é eficaz depois das três doses, uma dose só não dá imunidade para a menina", declarou.

Larissa destacou ainda que é fundamental que as jovens procurem as unidades para receber a segunda dose da imunização.Cerca de 800 meninas foram vacinadas na primeira etapa da campanha. Nesta segunda fase, menos de 500 adolescentes foram vacinadas.

"Procurem o postinho ao qual pertencem para fazer a segunda dose porque isso é fundamental para garantir a imunidade", convidou.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos