Buscar no site

Centro de Educação Ambiental recebe estudantes de toda a região

Assessoria PMP

  • 29/10/14
  • 06:00
  • Atualizado há 495 semanas

Aos poucos e com um trabalho eficiente, o Centro de Educação Ambiental, espaço privilegiado da Prefeitura Municipal Municipal de Paraguaçu Paulista - Departamento de Meio Ambiente, às margens da Rodovia Kiujiro Marubayashi, ao lado do complexo do Grande Lago, vai se tornando uma referência regional no setor e recebendo escolas e entidades de toda a regiçao oeste do Estado de São Paulo.

O CEA, hoje coordenado pela Professora Andréa Pangoni, já recebeu estudantes de Assis, Borá, Lutécia, Maracaí, Tarumã e, é claro, de escolas de Paraguaçu Paulista, que realizam uma visita monitorada no local, conhecem a horta educativa, a trilha na mata e recebem materiais e informações da prática de educação ambiental, mas voltado ao dia-a-dia das pessoas.

O Centro de Educação Ambiental foi criado oficialmente como Escola de Educação Ambiental por força do Decreto nº 4.435 de 30/11/2004, situado dentro do Parque Ecológico Municipal, de propriedade da Prefeitura Municipal que possui uma vasta área de terras, aproximadamente 160 hectares. A área onde se encontra o Centro de Educação Ambiental está localizada nas margens da estrada PGP - 010 e estrada SP-421 - Prefeito Jorge Bassil Dower, às margens de um antigo reservatório de água, contíguo ao Parque Aquático "Prefeito Benedicto Benício" (antigo Balneário Municipal), em uma região de transição entre áreas urbanizadas e densamente ocupadas. Importante área de lazer para o município e para a região, situa-se ainda na região da bacia do Rio Capivara, sub bacia do Ribeirão do Alegre.

Ter no Centro de Educação Ambiental um espaço interativo de informação, educação, formação e ação socioambiental, dedicados ao delineamento e desenvolvimento de atividades de caráter educacional voltadas à temática ambiental, e que tem como ferramenta a divulgação e a difusão de publicações sobre temas socioambientais, com variadas potencialidades, à saber: ambientais, culturais, turísticas, sociais, informacionais, de pesquisa, comunicação e articulação. Ser não somente um Centro de Educação Ambiental onde se pode ter acesso a informações na área ambiental, mas um espaço que funcione como um polo articulador de toda a política de educação ambiental no município de Paraguaçu Paulista, disseminando, apoiando e desenvolvendo projetos ambientais dentro da realidade local e regional, apoiando as escolas e entidades nos temas transversais de Meio Ambiente.

Receba nossas notícias em primeira mão!