Buscar no site

Turismo realiza 1º Encontro de Planejamento do Projeto "Trem é Turismo" da ABOTTC

PMP

  • 29/10/14
  • 07:00
  • Atualizado há 495 semanas

A Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais, o SEBRAE Nacional, a Prefeitura da Estância Turística de Paraguaçu Paulista por meio do Departamento de Turismo com o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Paraguaçu Paulista, iniciarão as atividades do Projeto "Trem é Turismo" nos dias 28,29 e 30 de outubro.

Nesta primeira etapa está sendo realizado um Encontro de Planejamento da Governança e Cultura da Cooperação, com o tema "Desafios e Perspectivas dos Negócios no Entorno de Operações de Trens Turísticos e Culturais", e serão apresentadas as informações coletadas com o diagnóstico da situação, identificando assim os principais aspectos que deverão ser trabalhados no encontro, utilizando a técnica de SWOT.

No final do encontro, como produto resultante será elaborado um "PLANO DE AÇÃO" com medidas a serem implantadas, prazos, recursos e os respectivos responsáveis pela execução.

Os trabalhos do encontro estão sendo coordenados pelo consultor da ABOTTC, Liberato Souza Pinto, da cidade de Niteroi-RJ, que, além das oficinas de planejamento, estará também fazendo consultoria para as empresas participantes.

O público alvo deste projeto é composto por empreendedores individuais e de empresas de micro e pequeno porte que atuam no entorno das operações de trens turísticos e culturais, dos segmentos de meios de hospedagem, alimentação fora do lar, comércio varejista, serviços, artesanato, entretenimento, sociedade civil e órgãos públicos e outras atividades de nossa Estância Turística.

O projeto visa exatamente trabalhar as principais necessidades de aprimoramentos da governança, da cultura, da cooperação e do acesso ao mercado das micro e pequenas empresas do entorno dessas operações turísticas e busca ampliar o volume de negócios realizados por esses empreendimentos através do crescimento de fluxo de turistas e usuários desses atrativos turísticos. Consiste também em um amplo programa de apoio à melhoria da competitividade dos operadores dos trens e dos micro-pequenos empreendimentos que atuam no seu entorno, através de ações de capacitação empresarial (oficinas e consultorias) e de acesso à mercado (plano de marketing, divulgação e promoção).

O Departamento de Turismo já tem 29 empresas cadastradas que estão sendo convidadas para este evento e também abrirá algumas vagas para representantes da sociedade civil, poder público entre outro. Esse projeto é de grande importância para o município pois estará contribuindo para o desenvolvimento do Turismo sustentável em nossa Estância Turística.

Receba nossas notícias em primeira mão!