Buscar no site

Pontos fortes, fracos e ameaça ao turismo em Paraguaçu são discutidos durante Encontro de Planejamento

O encontro foi realizado no Centro de convenções Governador Mario Covas

Assessoria Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista

  • 01/11/14
  • 07:00
  • Atualizado há 494 semanas

A Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista, por meio do Departamento de Turismo e em parceria com a Associação Brasileira de Trens Turísticos e Culturais (ABOTTC) realizou nesta semana o primeiro Encontro de Planejamento do Projeto Trem é Turismo.

O encontro foi realizado no Centro de convenções Governador Mario Covas e contou com a participação de micro empresários, associações, departamentos municipais e da primeira dama de Paraguaçu Paulista, Sônia Queiróz.

A iniciativa teve como finalidade debater os planos de ação que serão implantados em Paraguaçu Paulista a fim de integrar o funcionamento do Trem Turístico aos pequenos negócios, especialmente aqueles que estão em torno da locomotiva.

De acordo com o consultor da ABOTTC, Liberato Pinto, que coordenou o Encontro de Planejamento e está promovendo a implantação do projeto em Paraguaçu Paulista, inicialmente foram discutidos os pontos fracos existentes no município e que envolvem o funcionamento do Trem, como por exemplo, o fato de estabelecimentos comerciais estarem fechados nos dias e horários em que ocorrem os passeios do Trem Turístico. Foi abordado também os pontos fortes da cidade no que se refere ao turismo, como o potencial em locais que podem receber visitantes, entre eles o Grande Lago, o Resort Água das Araras e o artesanato que pode ser melhor explorados, além de um curso técnico oferecido na área de lazer pelo SESI.

Os participantes do Encontro de Planejamento discutiram também as ameaças ao turismo existentes na cidade e formas de contornar essa situação, aliando todos os benefícios existentes em Paraguaçu para atrair ainda mais visitantes e turistas para o município.

O projeto Trem é turismo foi lançado em Paraguaçu Paulista no dia 29 de agosto. Além de Paraguaçu, outros 23 trens turísticos em operação em 11 estados do Brasil são contemplados pela iniciativa, entre eles o Trem do Corcovado no Rio de Janeiro, o Trem do Forró em Pernambuco, o Trem das Montanhas Capixabas no Espírito Santo, a Maria Fumaça Ouro Preto - Mariana, a Maria Fumaça São João Del Rei - Tiradentes em Minas Gerais, o Trem da Serra do Mar Paranaense Curitiba - Moretes e o Trem do Vinho, no Rio Grande do Sul.

O objetivo é trabalhar as principais necessidades de cultura, cooperação e acesso ao mercado das micro e pequenas empresas do entorno de viagens turísticas, ampliando o volume de negócios realizados por esses empreendimentos através do crescimento de fluxo de turistas e usuários desses atrativos. O programa tem como finalidade também oferecer aos empreendedores ações de capacitação empresarial, com oficinas e consultorias, além de acesso ao mercado, com plano de marketing, divulgação e promoção.

O encontro contou com a participação de micro empresários, associações, departamentos municipais e da primeira dama de Paraguaçu Paulista, Sônia Queiróz

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais