Buscar no site

Governo federal anuncia comissão para auxiliar Assis receber curso de Medicina

Mais uma chance para Assis confirmar a vinda do tão esperado curso de Medicina do Programa Mais Médicos.

Assessoria Câmara de Assis

  • 20/11/14
  • 10:00
  • Atualizado há 488 semanas

Segundo informações dos vereadores Reinaldo Nunes (Português) e José Luiz Garcia, do Partido dos Trabalhadores, o Ministério da Educação, através da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior e Diretoria de Regulação da Educação Superior, publicou uma "nota técnica" 1.038, instituindo uma Comissão de Assessoramento aos municípios selecionados e condicionados ao saneamento de pendências para receberem o curso de Medicina.

No estado de São Paulo há três cidades nessa situação: Assis, Indaiatuba e Pindamonhangaba.

Segundo o documento, "somente serão considerados aptos a serem incluídos em futuro edital de chamamento público de instituições de educação superior privadas para autorização de curso de medicina após saneamento de pendências identificadas nos equipamentos e programas de saúde públicos" nas cidades interessadas.

Em Assis, segundo relatório dos técnicos que estiveram na cidade, além das falhas detectadas no sistema municipal, a grande preocupação é que o Hospital Regional, segundo o documento, não possui "perfil" para receber os alunos do curso.



A Comissão de Assessoramento criada pelo Ministério da Educação terá como função assessorar a cidade de Assis na elaboração de um Plano de Ação Municipal para o saneamento destas irregularidades. O plano deverá ser concluído em 60 dias e ser encaminhado ao Ministério da Educação.

O prazo para execução das melhorias previstas não deve ultrapassar seis meses, ou seja, 180 dias. Concluído o Plano e aprovado pelo Ministério, será aberto um edital para as Instituições de Ensino interessadas em abrir o curso de Medicina em Assis.

Assim que tomaram conhecimento da Nota Técnica, os vereadores do PT se reuniram com o prefeito Ricardo Pinheiro Santana, do PSDB, para discutir ações visando reparar, o mais breve possível, as irregularidades apontadas na visita dos técnicos no início do semestre a acolher os membros da Comissão de Assessoramento. "A luta continua pela vinda do curso de Medicina", concluíram os vereadores do PT após o encontro com o prefeito municipal.

Reinaldo Nunes ao lado do vereador José Luiz Garcia, ambos do PT

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos