Buscar no site

Cerca de 600 pessoas são atendidas atualmente pelo Projeto Vida Viva em Paraguaçu

Comunicação Prefeitura

  • 22/11/14
  • 08:00
  • Atualizado há 490 semanas

Promover a qualidade de vida e reduzir a vulnerabilidade e os riscos à saúde relativos aos determinantes sociais, com o compromisso de implementar ações de promoção da saúde no âmbito da Atenção Básica, contribuindo para o aumento da resolutividade do sistema por meio de ações efetivas e integradas.

Esses são os objetivos do Projeto Vida Viva, implantado em Paraguaçu Paulista em 2008 e que atende atualmente cerca de 600 pessoas portadoras de doenças crônicas.

O projeto é desenvolvido por uma equipe de educadores físicos que realizam as atividades diariamente nas Unidades de Saúde Barra Funda I e II, na Faculdades Gammon e na Quadra Elzinha.

A iniciativa prioriza grupos de idosos, diabéticos, hipertensos e obesos, que são avaliados por médicos do município e encaminhados ao projeto. Eles passam também por avaliação dos educadores físicos antes de iniciar as atividades. Após aferição da pressão arterial, dosagem de glicemia capilar e batimentos cardíacos, os usuários são inseridos em um cadastro e já podem iniciar os exercícios físicos, que são realizados de segunda a sexta-feira, durante 50 minutos, sendo compostos por ginástica, caminhada orientada e passeios temáticos.

Segundo informações do Departamento de Saúde, a maioria dos participantes do projeto apresentaram controle dos níveis de glicemia e pressão arterial, além de melhora no peso, frequência cardíaca, equilíbrio e força muscular. O projeto contribui ainda para a interação da comunidade, servindo como um elo entre pessoas do bairro que acabam fazendo amizades e criando novas oportunidades de entretenimento e diversão.

O projeto é desenvolvido por uma equipe de educadores físicos que realizam as atividades diariamente

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias