Buscar no site

Durante Outubro Rosa quase 600 exames de papanicolau foram feitos em Paraguaçu

Comunicação Prefeitura

  • 23/11/14
  • 08:00
  • Atualizado há 487 semanas

A Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista, por meio do Departamento de Saúde, promoveu no mês de outubro a campanha "Outubro Rosa", com a finalidade de incentivar o diagnóstico precoce de câncer de mama e câncer de colo do útero, por meio de exames como a Coleta do Papanicolau (Preventivo), autoexame das mamas e mamografia.

De acordo com a coordenadora de estratégia de Saúde da Família, Paula Cortez, a campanha foi um grande sucesso e as mulheres compareceram em peso nas Unidades de Saúde para realizar os exames.

Segundo ela, foram 559 exames de papanicolau e 178 exames de mamografia realizados no decorrer do mês do outubro.



"Lembrando que o papanicolau pode ser realizado em qualquer unidade de saúde todos os meses, de acordo com o agendamento da unidade", destacou.

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) tem uma previsão de que até o final de 2014 57.120 novos casos de câncer de mama sejam registrados nas brasileiras, o que representa em torno de 60 mulheres afetadas entre cada 100 mil.

Um dos problemas enfrentados no Brasil é que apesar dos avanços da medicina, grande parte dos tumores na mama são identificados e diagnosticados já em estágios avançados, diminuindo a perspectiva de cura.

A Campanha Outubro Rosa tem como finalidade mudar esse quadro, já que quando o câncer de mama é diagnosticado precocemente, as chances de tratamento adequado e cura são maiores.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos