Buscar no site

Paraguaçu vai sediar encontro preparatório do Seminário Estadual do Pronatec Campo

Comunicação Prefeitura

  • 23/11/14
  • 08:00
  • Atualizado há 491 semanas

Para debater a educação profissional e tecnológica no campo, o Colegiado do Vale do Paranapanema realiza em Paraguaçu Paulista, no próximo dia 27 de novembro, quinta-feira, a partir das 16 horas, no auditório das Faculdades Gammom, um primeiro encontro regional sobre o Pronatec Campo. A expectativa é que quase 100 representantes de 30 municípios participem do encontro, que será preparatório para o Seminário Estadual do Pronatec Campo, previsto para o início de 2015.

Durante o dia será feito o balanço da educação profissional do campo nos institutos federais e serão elaboradas sugestões para as diretrizes do programa para 2015. O Pronatec Campo é uma modalidade do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) que leva ao meio rural cursos de formação profissional para agricultores familiares, assentados e acampados da reforma agrária, além de povos e comunidades tradicionais. Os objetivos são a elevação da escolaridade, a ampliação das oportunidades educacionais, a promoção da organização social e produtiva e o acesso a mercados institucionais e privados.

O Governo Federal é responsável por mobilizar as bases e fazer o levantamento do público interessado nas capacitações e, através dos ministérios busca, ainda, as instituições de ensino interessadas em oferecer o curso para pactuação.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego no Campo, popularizado como Pronatec Campo, tem aumentado gradativamente o número de vagas à medida em que crescem também as oportunidades de emprego na agroindústria, por exemplo. Balanço referente ao primeiro semestre deste ano mostra que foram disponibilizadas 120 mil vagas para 172 cursos ao longo de 2014. Muitos deles destinados exclusivamente a produção orgânica e agroecologia.

Receba nossas notícias em primeira mão!