Buscar no site

Saúde cria força tarefa e convoca população para combater a dengue em Paraguaçu

Comunicação Prefeitura

  • 23/11/14
  • 08:00
  • Atualizado há 490 semanas

O Departamento de Saúde da Prefeitura de Paraguaçu, por meio das equipes de Vigilância em Saúde, Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária, está convocando a população da Estância Turística para arregaçar as mangas e eliminar de vez o problema da dengue no município.

De acordo com Josué Campos Sena, coordenador da equipe de controle de vetores, desde o inicio do ano de 2014 foram registrados 67 casos positivos da doença na cidade. Porém, o que está preocupando as equipes são os últimos cinco casos de dengue registrados neste mês e que causam risco de se espalhar pelo município.

Para que isso não aconteça e Paraguaçu não esteja suscetível a uma nova epidemia como a do ano passado, quando o município registrou mais de 700 casos da doença, é necessário que toda a comunidade faça a sua parte, eliminando objetos que possam acumular água.

"Se a população não dispensar pelo menos cinco minutos do seu tempo durante a semana para que vasculhe seu quintal e elimine possíveis criadouros do vetor nós não conseguiremos conter essa transmissão", ressaltou.

Segundo Josué, este período do ano oferece mais risco ainda a Paraguaçu, já que aliado ao índice de infestação que está alto, há a temporada de chuvas e temperaturas elevadas e também chegada das férias, quando as pessoas se deslocam bastante.

"Se não tiver a participação efetiva da população nós não conseguiremos conter uma transmissão e vamos passar Natal e Ano Novo e adentrar o ano com uma transmissão já instalada", alertou.

Além de convocar a população para eliminar os criadouros, as equipes de saúde tem criado uma força tarefa para conter a doença, desenvolvendo várias atividades, como palestras, intensificação em áreas de risco e mutirões de limpeza.

Será realizado ainda o Dia da Troca na Barra Funda para incentivar os moradores do bairro a eliminar criadores, além da nebulização que será feita para conter a transmissão.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais