Buscar no site

Ações contra a dengue prosseguem e população não deve "baixar a guarda"

Nebulização agora será feito nos pontos da cidade onde ainda existem focos de transmissão, mas a limpeza da cidade prossegue.

Assessoria de Comunicação

  • 11/04/15
  • 10:00
  • Atualizado há 470 semanas

Prosseguem em Paraguaçu Paulista as ações de combate a dengue, planificadas e iniciadas em janeiro deste ano pelo Departamento de Saúde da Prefeitura Municipal, buscando minimizar os efeitos e danos causados pela epidemia que vive a cidade agora em 2015.

Com a digitação dos dados no sistema, o que é obrigatório para a liberação dos auxilios da Sucen e da Vigilância do Estado para a cidade - inclusive o veneno que é nebulizado - os dados se aproximam do real quadro vivido em Paraguaçu, o que reflete o problema do Estado de São Paulo como um todo. Hoje em Paraguaçu as notificações a serem digitadas ultrapassam a casa dos cinco mil, mas como muitos casos são confusões de sintomas de outros males, os casos confirmados agora chegam em 3.200.

Com a chegada do outono e as temperaturas baixas a tendência é que a situação de infestação, com o controle efetuado pelas esquipes com buscas e eliminação de criadouros e, ao mesmo tempo, a nebulização com o veneno, diminua a transmissão, mas isso não é motivo nem de celebração e muito menos de descaso com os cuidados básicos na prevenção, ou seja, a limpeza dos imóveis e a eliminação dos possíveis criadouros.

Nesta semana as equipes encerram a nebulização com inseticida, efetuando a atomização na Vila Priante na zona urbana do município, bem como em Conceição de Monte Alegre e Roseta, que receberão a equipe do mutirão.

Alguns pontos da cidade receberão novamente os agentes nebulizadores, já que estas ações serão necessárias para conter a transmissão que ainda persiste em alguns locais, por isso, como estratégia avançada em campo, será feito um reforço de busca, eliminação e nebulização nestas localidades.

Segundo a coordenação da equipe do Mutirão contra a Dengue, "devemos lembrar a sociedade que não podemos "baixar a guarda", pois mesmo que a equipe de combate à dengue já tenha passado e ainda continuará com outras ações no município, devemos estimular a sociedade a continuar eliminando os criadores e a procurar o serviço de saúde para acompanhar os sintomas."

Por conta da diminuição da procura por atendimento, o que sinaliza efetivamente para uma sensível queda na transmissão, o atendimento durante os finais de semana e feriados na UBS da Vila Popular serão encerrados. Portanto, os pacientes que precisarem de atendimento nos finais de semana deverão procurar o Pronto Socorro do Hospital.

Devido às mudanças climáticas desta época do ano, os sintomas da dengue podem ser confundidos com gripes e resfriados, por isso na presença de sintomas os pacientes devem procurar a unidade de saúde mais próxima da sua casa, pois toda unidade de saúde continuará com atendimento e acompanhamento específico para dengue durante a semana, assim como o hospital local, que passa agora a atender os casos de final de semana e feriados.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais