Buscar no site

Sexta tem "O Barbeiro de Sevilha" no teatro municipal de Paraguaçu

Foto: Divulgação

  • 15/04/15
  • 09:00
  • Atualizado há 467 semanas

Paraguaçu Paulista, por meio do Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal, recebe mais uma vez, neste final de semana, uma apresentação da Companhia de Opera Curta do Estado de São Paulo, que traz para a Estância Turística a obra "O Barbeiro de Sevilha", que será apresentado no Teatro Municipal "Lucila Nascimento", nesta sexta-feira, dia 17 de abril, a partir das 20h30, com entrada franca.

O programa Ópera Curta é promovido pelo Governo do Estado de São Paulo e trabalha com concertos em cinco cidades do interior paulista. Ao criarem a Ópera Curta, Rosana Caramaschi e Cleber Papa, com a sólida parceria com Luís Gustavo Petri, materializaram a perspectiva de criar espetáculos essenciais para quem nunca teve a oportunidade de assistir uma ópera. O sonho só se completaria se houvesse aceitação por parte de uma considerável parcela de público que convive com o teatro, a ópera, a dança e outras formas de expressão, o que já alcançou a marca de mais de 1.200 expectadores.

A obra "O Barbeiro de Sevilha", que será apresentado no teatro municipal de Paraguaçu no formato de Ópera Curta, mantém as características originais da peça de Pierre-Augustin Caron de Beaumarchais, representada pela primeira vez em 1775, na Comédie Française e da ópera original de Giochino Rossini, estreada no Teatro Argentina em Roma, em 1816.



Segundo o diretor cênico Cleber Papa, a ópera curta O Barbeiro de Sevilha tem o propósito de concentrar em 1 hora e 30 minutos uma sonora e longa risada rossiniana, oferecendo personagens recriados sob a ótica do humor multirreferenciado pelo cinema, televisão e pela própria ópera. A história é contada por todos os personagens sem pausas, no ritmo veloz imposto por Rossini. Teatro e música juntos explorando duas linguagens com um elenco exemplar, extraindo ação de todos os intérpretes: cantores que cantam, falam e músicos que tocam, instigam e se expressam também participando da ação o tempo todo.

O Conde de Almaviva se apaixonou por Rosina em Madri, onde a viu pela primeira vez no Passeio do Prado. Todas as tentativas de aproximação deram com os burros n'água, porque o tutor da jovem - o Doutor Bartolo - percebendo as manobras do Conde, muda-se com ela para Sevilha onde a história se passa. Sem perder de vista sua paixão, Almaviva, fingindo ser Lindoro, um jovem estudante, aproxima-se dela novamente. Entre as inúmeras laranjeiras que inundam a cidade, Bartolo passa a viver numa casa onde mantém Rosina reclusa, cercada por criados que a vigiam e músicos. Isto mesmo. Músicos que contrata para que toquem na sua casa durante o dia todo. Numa premonição futurista, Fígaro - o Barbeiro de Sevilha - comenta com o Conde que um dia todos terão músicos na sua sala de estar, nas lojas, nas carruagens.

Fígaro não é apenas o Barbeiro, mas o faz tudo de Sevilha. Conhecido do Conde, de quem fora criado em Madri, Fígaro se compromete a auxiliar na conquista da jovem e bela Rosina. Para isto, após receber vários punhados de moedas de ouro, propõe que o Conde se disfarce de soldado bêbado e entre na casa. O plano fracassa, mas Almaviva retorna travestido de professor de música de Rosina e discípulo de Dom Basílio, maestro que também dá aulas para a mocinha e é homem de confiança de Bartolo. Novamente o Doutor percebe a trapaça e expulsa Fígaro e o Conde de casa, decidindo iniciar as providências para que seu casamento com Rosina se concretize. Mas nada da certo. Com uma jogada de mestre, Fígaro concretiza o casamento do Conde e Rosina perante um ajudante de tabelião. Bartolo chega tarde e só lhe resta abraçar o casal e engolir a história toda.

Segundo o diretor cênico Cleber Papa, "a ópera curta O Barbeiro de Sevilha tem o propósito de concentrar em 1 hora e 30 minutos uma sonora e longa risada rossiniana, oferecendo personagens recriados sob a ótica do humor multirreferenciado pelo cinema, televisão e pela própria ópera.

Ingressos gratuitos no Departamento Municipal de Cultura da Prefeitura de Paraguaçu Paulista, que fica no Centro Histórico e Cultural "Isidoro Baptista", no centro da cidade, atrás da igreja matriz. Maiores informações pelo telefone (18) 3361-2772.

Cia. de Opera Curta se apresenta nesta sexta em Paraguaçu Paulista no Teatro Municipal com "O Barbeiro de Sevilha"

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos