Buscar no site

Após prisão de paraguaçuense que aplicava trotes, SAMU realiza quase 1.500 atendimentos

Segundo a coordenadora do SAMU, Vírginia Sara Lopes Ruiz Kohle, foram oito meses de trote, que congestionavam as linhas e atrapalhavam o atendimento do SAMU.

Assessoria Civap

  • 17/04/15
  • 09:00
  • Atualizado há 470 semanas

Após a prisão em março deste ano de uma mulher de Paraguaçu Paulista que aplicava trotes no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência - SAMU, o Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema - Civap Saúde, que faz o gerenciamento do serviço, fala do primeiro mês sem a incidência de trotes e do bom andamento do trabalho da equipe no objetivo de salvar vidas em Assis e região.

Segundo a coordenadora do SAMU, Vírginia Sara Lopes Ruiz Kohle, foram oito meses de trote, que congestionavam as linhas e atrapalhavam o atendimento do SAMU.

Na última semana, o SAMU completou um mês de atendimento após o resultado do brilhante trabalho da equipe da Polícia Civil de Assis, que teve como delegado responsável pelo caso, o Dr. Marcel Ito Okuma. Neste período foram 1.425 atendimentos, destes 900 somente em Assis.

A coordenadora do SAMU e a diretora executiva do Civap Saúde, Ida Franzoso de Souza aproveitam a oportunidade para agradecer e parabenizar o empenho e sucesso da equipe da Polícia Civil, comandada pelo delegado Marcelo Ito, na solução do caso.

Para elas, além de beneficiar a equipe do SAMU, que passa a trabalhar com mais segurança e eficiência, os Policiais e Delegado envolvidos beneficiaram também toda a população de uma região que chega a 200 mil habitantes, que agora tem mais tranquilidade para conseguir acionar o serviço pelo 192.

O SAMU Regional Assis, com três bases descentralizadas e uma centralizada, atende a população de 12 municípios: Assis, Borá, Cândido Mota, Cruzália, Florínea, Lutécia, Maracaí, Palmital, Paraguaçu Paulista, Pedrinhas Paulista, Platina e Tarumã. Em todas estas cidades o serviço pode ser acionado diretamente pelo 192.

O SAMU realiza o atendimento em qualquer lugar, 24 horas por dia. Qualquer cidadão pode acionar o serviço, por meio de chamada gratuita para o telefone 192.

SAIBA QUANDO ACIONAR O SAMU:

Dores no peito de aparecimento súbito; Crises convulsivas (ataque, convulsão); Situações de intoxicação ou envenenamento; Acidentes de trânsito; Atropelamento; Queimaduras graves; Traumas (tórax, abdomen, crânio e fraturas); Trabalho de parto com risco de morte da mãe ou do bebê; Perda de consciência (desmaio); Sangramentos (hemorragias); Em casos de Afogamento; Asfixia, engasgo; Em caso de choque elétrico.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais