Buscar no site

CAPS de Paraguaçu faz mobilização no dia de Luta Antimanicomial

O Movimento Antimanicomial, também conhecido como Luta Antimanicomial, se refere a um processo mais ou menos organizado de transformação dos Serviços Psiquiátricos, derivado de uma série de eventos políticos nacionais e internacionais.

Assessoria de Comunicação

  • 30/05/15
  • 09:00
  • Atualizado há 463 semanas

No último dia 18 de maio, o CAPS - Centro de Atenção Psicosocial do Departamento de Saúde da Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista, realizou no Centro Histórico e Cultural "Isidoro Baptista", uma mobilização para celebrar o Dia da Luta Antimanicomial.

O evento contou com a presença de alguns pacientes do CAPS de Paraguaçu, a equipe da saúde mental ambulatorial e a do próprio Centro, além daqueles que foram convidados ou passaram pela praça para apreciar o trabalho e se incorporar à mobilização.

Na oportunidade as equipes e os pacientes desenvolveram uma série de oficinas e fizeram também a exposição dos trabalhos dessas oficinas, bem como de todo o trabalho realizado nas sessões diárias e nos atendimentos realizados internamente na instituição.

O Movimento Antimanicomial, também conhecido como Luta Antimanicomial, se refere a um processo mais ou menos organizado de transformação dos Serviços Psiquiátricos, derivado de uma série de eventos políticos nacionais e internacionais. O termo costuma ser usado de modo generalizante e pouco preciso.

O Movimento Antimanicomial tem o dia 18 de maio como data de comemoração no calendário nacional brasileiro. Esta data remete ao Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, ocorrido em 1987, na cidade de Bauru, no estado de São Paulo, que reuniu mais de 350 trabalhadores na área de saúde mental. Na sua origem, esse movimento está ligado à Reforma Sanitária Brasileira da qual resultou a criação do Sistema Unico de Saúde - (SUS); está ligado também à experiência de desinstitucionalização da Psiquiatria desenvolvidas em Gorizia e em Trieste, na Itália, por Franco Basaglia nos anos 60.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias