Buscar no site

Lixo se acumula por conta da greve dos servidores em Paraguaçu Paulista

Servidores municipais estão parados; morador flagrou vacas revirando lixo. Prefeitura diz que já deu reajuste da inflação aos servidores.

G1 Marília

  • 01/07/15
  • 08:00
  • Atualizado há 459 semanas

A greve dos servidores municipais de Paraguaçu Paulista (SP) completa seis dias nesta quarta-feira (1º) e as consequências começam a aparecer. Apenas parte do serviço de coleta de lixo está sendo feita e o lixo se acumula nas ruas. O morador Bruno Bueno flagrou vacas "comendo" o material que deixou de ser recolhido e enviou fotos pelo aplicativo TEM Você que mostram os animais mexendo no lixo.

A greve também atinge os setores de saúde e de educação. "A maioria das famílias que tem criança não tem condição de pagar alguém para olhar, então está prejudicando muito", afirma o pedreiro Valdenir Francisco de Souza.

Na sexta-feira (26), os servidores públicos de Paraguaçu Paulista entraram em greve. Entre as reivindicações, os funcionários pedem aumento no cartão alimentação, incorporação do abono ao salário e a implantação do plano de cargos e carreiras.

Nas escolas de educação infantil, parte dos professores continua trabalhando, mesmo com as salas de aula vazias. De acordo com o sindicato da categoria, a maioria dos funcionários, como as merendeiras, aderiu ao movimento. "Nós estamos reivindicando hoje o aumento salarial, porque deu um reajuste e nós queremos um aumento. Nós queremos a incorporação do cartão alimentação para um aumento maior do que ele paga hoje. Uma redução da hora de trabalho no caso da saúde", explica a professora Simone Pelegrino Martins.

Nesta segunda-feira, os servidores bateram ponto em frente à prefeitura a espera de uma negociação com o prefeito Ediney Taveira, que de acordo com eles, ainda não recebeu o movimento.

O levantamento do sindicato apontou que 60% dos funcionários municipais aderiram à paralisação, já a prefeitura diz que são 25%. A prefeitura informou que segue a orientação do Tribunal de Contas, visto que Paraguaçu Paulista está no limite prudencial de gastos com pessoal, impedem o atendimento integral dos pedidos. A prefeitura já deu o reajuste da inflação aos servidores.

Vacas foram flagradas mexendo no lixo (Foto: Bruno Bueno / TEM Você)

Receba nossas notícias em primeira mão!