Buscar no site

OAB de Paraguaçu tem 160 advogados que prestam assistência judiciária gratuita

Cerca de seis advogados são nomeados diariamente para prestar o serviço. OAB atende média de 30 pessoas todos os dias em busca da assistência judiciária.

Redação Paraguacity.com/ Imagem Ilustrativa

  • 06/07/15
  • 14:00
  • Atualizado há 458 semanas

A OAB de Paraguaçu Paulista mantem diariamente o serviço de assistência judiciária, que oferece serviços de advogado para a população carente, que não tem condições financeiras de contratar um profissional.

De acordo com o presidente da OAB, Dr. Edilson Alves de Oliveira, o serviço é realizado por meio de um convenio entre a Defensoria Pública do Estado e a Ordem dos Advogados do Brasil.

"Na verdade o gratuitamente é entre aspas, o Estado tem um convenio através da defensoria pública com a OAB e eles tem lá uma tabela que remunera o advogado, é uma tabela básica, até ínfima, mas o advogado se presta a fazer isso, até pela função social da advocacia, e fazemos aqui o atendimento", afirmou.

Segundo Edilson, cerca de 160 advogados são inscritos e realizam o serviço de assistência judiciária em Paraguaçu.

"Todo dia temos dois advogados atendendo aqui das 8h30 as 10h30, faz a triagem e isso é lançado no sistema da defensoria e de acordo com as informações prestadas a defensoria define se vai ceder um advogado para fazer aquele tipo de trabalho ou não", explicou.

O presidente da OAB disse que a assistência judiciária não é realizada quando a condição do assistido não é de carência.

"Existe um teto de três salários mínimos, existe alguns critérios que precisam ser avaliados, mas a partir da hora que é diagnosticado que o cidadão não tem condições de pagar um advogado a defensoria lhe concede um através de convenio", explicou.

O atendimento a comunidade é feito de segunda a sexta-feira. Quando o cidadão procura pelo serviço, é feita uma triagem para avaliar se há necessidade de acionar o judiciário e se é preciso realmente o serviço do advogado.

"Às vezes a pessoa vem aqui e quer só tirar uma dúvida, nem tem um problema definido que necessite acionar o judiciário e todo esse atendimento é feito no período da manhã, das 8h30 as 10h30", disse.

O presidente da OAB disse ainda que o advogado da assistência judiciária não pode ser escolhido pelo cidadão, mas é designado pela Defensoria Pública de são Paulo.

"Isso nos dá tranquilidade até para trabalhar, porque evita de direcionar esse ou aquele trabalho para esse ou aquele advogado, então não é possível escolher, se você quer escolher precisa realmente contratar o advogado de sua confiança", ressaltou.

Atualmente são atendidas cerca de 30 pessoas todos os dias, sendo que há em torno de seis nomeações de advogados diariamente.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais