Buscar no site

Paraguaçu participa de encontro regional do Programa "Município Verde-Azul"

Hoje, o Programa conta com a adesão de 618 municípios.

Assessoria de Comunicação

  • 25/07/15
  • 10:00
  • Atualizado há 456 semanas

Teve início neste final do mês de julho, uma nova etapa de trabalho do Programa Município Verde Azul, quando serão desenvolvidas reuniões regionais, atividades à distância, de vídeo e teleconferência, em que um tema específico, com data e horário agendado, será discutido entre um palestrante e representantes de prefeituras municipais.

Nessa semana os representantes de Paraguaçu Paulista participaram de uma reunião da regional que aconteceu na Câmara Municipal de Ibirarema e contou com a presença da Interlocutora local - Patricia Barbosa Fazano Duarte e dos participantes: Andrea Pangoni, Larissa Roberta Ferreira Martins de Paula, Iraciana Messias de Paiva, Thiago Veloso e Celina Harumi Nishizawa.

A reunião foi coordenada por José Ricardo Lopes e Silvia Carpinelli, coordenadores do programa em nível estadual e que apresentaram o cronograma das ações e das atividades previstas para que os municípios cumpram as diretivas de 2015 e recebam a certificação de Município Verde Azul.

Depois dessa reunião, a primeira acontecerá no dia 29/07, das 13h às 17h, com a realização de uma videoconferência, nas salas da Rede do Saber, aos interessados em participar do Cadastramento Ambiental Rural - CAR. O público alvo do primeiro treinamento serão os interlocutores e três indicados pelos municípios participantes. Os interlocutores municipais foram informados, pela equipe técnica do Programa, dos locais disponíveis em sua região para teleconferência. A Rede do Saber, da Secretaria Estadual de Educação, é uma parceira do PMVA, que concede instalações, localizadas na rede estadual de ensino, para as teleconferências. As ações têm calendário previsto até setembro de 2015.

Lançado em 2007, pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município Verde Azul - PMVA tem o propósito de mensurar e apoiar a eficiência da gestão ambiental nos municípios. Assim, o principal objetivo é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas, para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo.

A participação dos municípios paulistas ocorre a partir da assinatura de um "Protocolo de Adesão", pelo qual as prefeituras indicam seus interlocutores, para executar ações ambientais propostas, passando, assim, a ter acesso às ferramentas fornecidas pelo PMVA. Hoje, o Programa conta com a adesão de 618 municípios.

Representantes de Paraguaçu Paulista com a Interlocutora Patrícia Fazano e os coordenadores José Ricardo e Silvia, durante o encontro em Ibirarema nessa semana

Receba nossas notícias em primeira mão!