Buscar no site

Damista paraguaçuense surpreende jogadores de poker em competição em SP

Ingrid que é de família de Paraguaçu deu seus primeiros passos nos projetos de esportes do município. Ela se prepara para o mundial na Holanda.

Divulgação

  • 30/07/15
  • 11:00
  • Atualizado há 452 semanas

A jovem paraguaçuense Ingrid Rafaela de Souza tem só 14 anos, mas já coleciona títulos em campeonatos de Damas. Campeã paulista de jogadores de até 13 anos, campeã da Liga Oeste Paulista e tricampeã dos Jogos Regionais do Estado de São Paulo, ela é orgulho e esperança brasileira no próximo mundial do esporte, em 2016, na Holanda.

Passatempo para alguns, o jogo de Damas virou coisa séria para Ingrid depois que sua mãe Maria Helena coordenou um projeto em uma escola que seu atual treinador, o ex-campeão brasileiro Nadim Yehia Naufal, dava aula.

- Aí, para que eu não ficasse sozinha em casa, ia com ela. Conheci e gostei.



No aquecimento para o mundial, a jogadora foi convidada para um desafio com praticantes deste outro esporte da mente durante a quarta etapa do BSOP (Brazilian Series of Poker), que aconteceu em São Paulo nesta semana.

Em seis mesas simultâneas, Ingrid jogou Damas com especialistas e profissionais de poker e não demorou mais do que meia hora para tirar todas as peças dos oponentes dos tabuleiros.

Entre os participantes estavam o jogador de poker recreativo Piragibe Lindolfo, o narrador de poker da ESPN Ari Aguiar e a poker pro Renata Teixeira. O que mais deu trabalho à jogadora, no entanto, foi o bicampeão brasileiro de Omaha, Fernando Grow.

- Alguns sabiam (dominar o centro do tabuleiro) e outros não. O mais difícil foi o Fernando. Ele é muito estratégico.

Ingrid que é filha de Maria Helena iniciou sua trajetória na modalidade no Projeto "Alunos Hoje, Atletas Amanhã" do Departamento de Esportes de Paraguaçu Paulista em 2011. No ano de 2013 passou a integrar a equipe de damas de Assis, cidade que representou nos Jogos Regionais deste ano.

Esporte da mente

Há muita semelhança entre o poker e o jogo de Damas. Se de um lado o poker é um passatempo entre amigos com home games, o jogo de Damas é uma diversão certa de pelo menos uma dupla de jogadores. Além disso, há profissionais nos dois esportes que trazem o desenvolvimento de habilidades como disciplina, controle emocional e competitividade.

Sinônimo de desenvolvimento intelectual, ambos os esportes conquistam cada vez mais praticantes no Brasil a partir das salas de aula. Enquanto o poker já é estudado em duas universidades - UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) e UNIVASF (Universidade Federal do Vale do São Francisco) -, o jogo de Damas aumenta sua influência pedagógica na rede pública em vários estados brasileiros.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos