Buscar no site

Mesmo com tempo frio, Paraguaçu continua tendo casos positivos de dengue

Departamento de Saúde está intensificando ações de bloqueio pela cidade. No inicio desse ano o município viveu a maior epidemia de sua história.

Redação Paraguacity.com

  • 30/07/15
  • 15:00
  • Atualizado há 456 semanas

Paraguaçu Paulista já confirmou neste segundo semestre de 2015 dois novos casos positivos de dengue. A doença, que fez a cidade viver a sua maior epidemia nos primeiros meses desse ano pode voltar a fazer muitas vitimas.

De acordo com a representante da Vigilância Epidemiológica de Paraguaçu Paulista, Larissa Martins de Paula, como o inverno em Paraguaçu e região não é tão rigoroso, a dengue continua circulando normalmente.

"A gente sempre espera um inverno muito seco e com muito frio e a nossa realidade esse ano foi outra, nosso inverno foi chuvoso e não teve dias de frio consecutivo, teve alguns dias apenas, o nosso inverno é quente e isso favorece a procriação do vetor", explicou.

Segundo Larissa, é preciso que mesmo nessa época do ano, a população mantenha os cuidados e elimine objetos que possam acumular água da chuva.

"Se ele ainda encontra criadouro, com água parada e ainda tem uma temperatura ideal para ele sair, voar e se alimentar do sangue das pessoas, a gente continua com o vetor circulando nos bairros do nosso município", disse.

A representante da Vigilância Epidemiológica reforça os cuidados que devem ser tomados pelos moradores em suas casas.

"A gente precisa mais do que nunca, para evitar uma epidemia tão grande como a gente teve no começo do ano, é reduzir os criadouros, é olhar mesmo com olhar diferenciado para o nosso quintal, fazer uma inspeção semanal no nosso quintal e retirar tudo que possa ser criadouro e juntar água parada", ressaltou.

Além disso, é fundamental que diante de qualquer sintoma de dengue, a pessoa procure uma Unidade de Saúde e faça o exame, que está disponível no município.

"Esse exame deixa mais claro o local para desenvolver as nossas ações, então onde estão os casos positivos é onde temos que fazer as ações de bloqueio", afirmou Larissa.

Atualmente o Departamento de Saúde mantem uma equipe a campo constantemente fazendo visitas domiciliares, eliminando criadouros e orientando os moradores. Essas visitas serão intensificadas.

Receba nossas notícias em primeira mão!