Buscar no site

APAE de Paraguaçu Paulista completa 40 anos de história nesta semana

As atividades tiveram inicio com nove alunos em uma sala cedida no Sindicato Rural Patronal. Hoje são mais de 100 alunos atendidos na sede própria da entidade.

Redação ParaguaCity.com

  • 25/08/15
  • 13:00
  • Atualizado há 451 semanas

A APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Paraguaçu Paulista, completa no próximo dia 27 de agosto, 40 anos de história e serviços prestados à comunidade.

Fundada em 27 de agosto de 1975, as atividades da APAE tiveram inicio com nove alunos em uma sala cedida no Sindicato Rural Patronal. Em 1982, depois de inúmeras ações e mobilizações promovidas pelo poder público, iniciativa privada e a comunidade paraguaçuense, a APAE inaugurava a sua tão sonhada sede na Rua Santos Dumont. O prédio foi construído em terreno doado pelo Sr. Aracynio Tortolero Araújo.

Desde então, com o propósito de promover a inclusão social e contribuir na melhoria da qualidade de vida do deficiente e sua família, a APAE, passou por vários processos de transformação.

Atualmente, a entidade conta com a APAE Rural para o desenvolvimento de projetos de horticultura, psicultura, jardinagem e muitas outras atividades relacionadas ao convívio com a natureza. Na APAE Rural também funciona a Fábrica de Gelo, onde todo o processo de fabricação, manuseio e empacotamento é realizado pelos alunos, com o acompanhamento de monitores.

A entidade dispõe de um quadro técnico-pedagógico com 24 profissionais, trabalhando para inserir na sociedade 117 pessoas com deficiências intelectuais e múltiplas, com certo atraso no desenvolvimento e com dificuldades para aprender e para realizar atividades.

Na APAE eles encontram uma estrutura gratuita de especialistas que os ajudam a desenvolver habilidades físicas, mentais e sociais. Recebem uma alimentação balanceada e de qualidade, o cardápio é acompanhado por um Nutricionista. Servimos café da manhã, almoço e lanche da tarde.

A APAE de Paraguaçu também oferece programas complementares em informática, atividades esportivas e lúdicas, como futsal, atletismo, tênis de mesa, vôlei adaptado, basquete adaptado, dança, canto e teatro, taekwondo e projetos de culinária, artesanatos, tapetes de smirna, jardinagem e fabricação e manuseio de gelo. As atividades profissionalizantes e/ou ocupacionais são desenvolvidas com os deficientes mentais, com respeito a suas limitações e com a valorização de suas potencialidades.

Desde Março de 2011, a APAE é presidida pela Sra. Vilma Vasconcellos Castro Palma, que também é uma Mãe especial, pelo fato de ter filhos com Deficiência.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais