Buscar no site

Assembleias aprovam greve a partir do dia 6

A proposta dos bancos apresenta perdas com relação a inflação do periodo.

Assessoria

  • 02/10/15
  • 15:00
  • Atualizado há 442 semanas

Os bancários presentes nas assembleias realizadas nesta quinta-feira pelos sindicatos da base da Federação dos Bancarios-CUT/SP rejeitaram a proposta de 5,5% mais abono apresentada pela Fenaban na última rodada de negociação, realizada no dia 25.09, na capital paulista. Os bancários aprovaram greve por tempo indeterminado a partir da próxima terça-feira 6.10.

A proposta dos bancos apresenta perdas com relação a inflação do periodo. Saúde, emprego, condições de trabalho e igualdade de oportunidades não foram mencionados. Não sairemos desta campanha sem nenhum retorno sobre esses temas considerados importantes pelos bancarios. O setor lucrou R$ 36,3 bilhões somente no primeiro semestre deste ano, o que representa um crescimento de 27,3% em relação ao mesmo período do ano passado, afirma Madalena Leite, secretária geral do sindicato.

Principais reivindicações da categoria

Aumento real mais inflação e PLR justa.

Melhores condições de trabalho com o fim das metas abusivas e do assédio moral que adoecem os bancários.

Emprego: fim das demissões, mais contratações, fim da rotatividade e combate às terceirizações diante dos riscos de aprovação do PLC 30/15 no Senado Federal, além da ratificação da Convenção 158 da OIT, que coíbe dispensas imotivadas.

Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) para todos os bancários.

Auxílio-educação: pagamento para graduação e pós.

Prevenção contra assaltos e sequestros: permanência de dois vigilantes por andar nas agências e pontos de serviços bancários, conforme legislação. Instalação de portas giratórias com detector de metais na entrada das áreas de auto atendimento e biombos nos caixas. Abertura e fechamento remoto das agências, fim da guarda das chaves por funcionários.

Igualdade de oportunidades: fim às discriminações nos salários e na ascensão profissional de mulheres, negros, gays, lésbicas, transexuais e pessoas com deficiência (PCDs).

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos