Buscar no site

Colônia de abelhas invade residência e mata animais no centro de Paraguaçu

Os insetos estavam no assoalho de uma residência na Rua Maria Martins.

Redação ParaguaCity.com/ Com informações Jornal A Semana

  • 05/10/15
  • 14:00
  • Atualizado há 445 semanas

No último dia 23 de setembro uma colônia de abelhas africanizadas provocou pânico na Rua Maria Martins, no centro de Paraguaçu Paulista. Os insetos estavam no assoalho de uma residência e ficaram agressivos, atacando moradores e animais da casa.

O atendimento ao local foi feito pelo Corpo de Bombeiros, com o apoio do apicultor Gilmar Zandonadi. Segundo ele, durante o ataque um cachorro chegou a ser morto pelas abelhas.

"A colônia de abelhas estava no local fazia pelo menos três anos e algum motivo externo provocou o ataque, essas abelhas saíram atacando, mataram um cachorro, mataram algumas galinhas, atacaram pessoas", explicou.

O apicultor explicou que a colônia de abelhas era muito grande e foi necessário muito cuidado na retirada delas da casa.

"Levei a minha estrutura, removi a colônia de abelhas que estava alojada debaixo do assoalho, transportei ela para uma caixa racional e a noite levei para minha chácara para a Escola Agrícola, onde tem mato e é o lugar das abelhas ficarem", afirmou.

Segundo o apicultor, o alvoroço das abelhas pode ter sido causado por excesso de movimentação na residência. Ele explica que na primavera e no verão os ataques se tornam ainda mais comuns.

"Nessa época, as colônias já estão com bastante mel estocado, então elas ficam preocupadas que algum predador venha roubar esse alimento delas", disse.

Ele alerta para o perigo em lidar com esses insetos sem o devido conhecimento e recomenda que em casos de ataques, a pessoa deve ligar para o Corpo de Bombeiros.

"Tem pessoas que tem alergia muito forte e três ou quatro picadas são o suficiente para levar a pessoa até a óbito, então fica o alerta para quem tiver essas colônias alojadas nas casas ou quintais, para procurar o apicultor e removê-las, porque é um risco gravíssimo", destacou.

A recomendação, portanto, é de sempre buscar ajuda especializada para a remoção dos insetos. O telefone do Corpo de Bombeiros é 193 e do apicultor Gilmar Zandonadi é 99674-8448.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais