Buscar no site

Procon de Paraguaçu recebe novos equipamentos para agilizar atendimento

Foram recebidos um computador, uma impressora especial, fax, escaner e mesa com três cadeiras.

Assessoria

  • 10/10/15
  • 09:00
  • Atualizado há 444 semanas

Nessa semana, o Prefeito Municipal de Paraguaçu Paulista, Ediney Taveira Queiróz, ao lado do Diretor do Departamento de Administração e Finanças, Silvio Figueiredo Salum, recebeu os novos equipamentos que serão instalados neste mês no Procon de Paraguaçu Paulista.

Os equipamentos - um computador, uma impressora especial, fax, escaner e mesa com três cadeiras - fazem parte do convênio assinado entre e a Prefeitura de Paraguaçu Paulista e o Procon, que prevê a instalação do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (SINDEC), o que irá modernizar e agilizar o atendimento da entidade à população paraguaçuense.

O Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor é um programa que integra em rede as ações e informações da Defesa do Consumidor. Ele representa o trabalho do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor e dos Procons integrados, e forma um todo harmônico para proteção estratégica e qualificada dos consumidores de nosso país.

O SINDEC institui uma base de dados nacional e estadual que disponibiliza informações e gráficos em tempo real, cria novos mecanismos para inclusão dos órgãos municipais e ainda estabelece a base tecnológica necessária para a elaboração de Cadastros Estaduais e Nacional de Reclamações Fundamentadas, previstos no Código de Defesa do Consumidor. O acesso às informações assegura aos consumidores e fornecedores a transparência do dia-a-dia das relações de consumo.

É um grande instrumento de controle social que mediante o exercício do direito à escolha pode incentivar o respeito aos direitos dos consumidores e, portanto, a construção de um mercado de consumo mais equilibrado.

A partir do Sindec, os Procons também contam com um modelo instrumental de gestão de políticas públicas, que permite diagnósticos mais precisos para a elaboração e implementação de medidas estratégicas para defesa dos consumidores, ampliando a eficiência e economicidade das ações ao compartilhar e harmonizar conceitos, entendimentos e procedimentos.

O acesso aos dados, informações e gráficos SINDEC cumpre o princípio constitucional da publicidade na Administração Pública, reforça a cultura da prevenção e permite a promoção de políticas públicas nacionalmente integradas para a Defesa do Consumidor.

Prefeito Ediney com Silvio Salum recebendo os novos equipamentos do Procon de Paraguaçu Paulista que integrará o SINDEC

Receba nossas notícias em primeira mão!