Buscar no site

Sarau da Consciência Negra será realizado neste sábado em Paraguaçu

Haverá declamação de poesias, roda de samba, apresentação de jongo e hip hop, entre outras.

Redação ParaguaCity.com

  • 26/11/15
  • 10:00
  • Atualizado há 438 semanas

Acontece neste sábado (28) na biblioteca Municipal Dr. Mitsuo Marubayashi o Sarau da Consciência Negra, a partir das 20h.

O evento, de acordo com a bibliotecária Janaína França de Melo, tem como objetivo de discutir as questões raciais muito presentes na sociedade.

"Vamos abordar a questão do negro na sociedade atual e toda essa onda de preconceitos explícitos que vem acontecendo também", destacou.

Durante o sarau, as apresentações vão contemplar a herança afro-brasileira, com declamação de poesias, roda de samba, apresentação de jongo, hip hop, entre outras.

"Vamos ver como ela está manifestada na literatura, nas outras expressões artístico-culturais, então vamos trazer essas discussões e também a comemoração de toda essa cultura herdada e muito presente na sociedade", destacou Janaína.

CONSCIÊNCIA NEGRA

O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro em todo o país. A data homenageia o Zumbi, um escravo que foi líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi morreu em 20 de Novembro de 1695.

No dia da Consciência Negra o objetivo é fazer uma reflexão sobre o relevo da cultura e do povo africano e o impacto que tiveram na evolução da cultura brasileira. Sociologia, política, religião e gastronomia entre várias outras áreas, foram profundamente influenciadas pelas culturas negra e africanas.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais