Buscar no site

Com a volta às aulas , programa alerta sobre cuidados com a alimentação das crianças

Os lanches devem ser ricos em nutrientes para manter a disposição durante a aula e a concentração nos estudos, alerta especialista do programa Meu Pratinho Saudável

Assessoria de Imprensa Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo

  • 26/07/14
  • 07:00
  • Atualizado há 508 semanas

O programa Meu Pratinho Saudável, desenvolvido pelo Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP em parceria com a LatinMed Editora em Saúde, alerta pais e responsáveis para os cuidados na escolha dos alimentos que irão compor a lancheira das crianças na volta às aulas.

Refrigerantes, bolos, doces e frituras, ricos em açúcar e gordura, devem ser substituídos por alimentos mais saudáveis, ricos em nutrientes para manter a disposição durante a aula e a concentração nos estudos.

Segundo a médica Elisabete Almeida, coordenadora do programa, um bom lanche entre as refeições, principalmente no intervalo entre as aulas, garante o um bom funcionamento do metabolismo, digestão e absorção dos nutrientes.

Ela alerta que os lanches devem conter pelo menos um alimento rico em proteínas, um alimento rico em carboidratos e um alimento de origem vegetal, podendo ser frutas, verduras ou legumes.

Ela observa que os lanches intermediários da manhã e tarde, devem suprir de 10% a 15 % das necessidades nutricionais diárias, variando conforme o consumo alimentar nas demais refeições principais.

"É importante também incluir uma garrafa de água para que a criança possa consumir durante a aula, garantindo a necessária hidratação", diz a especialista.

O programa Meu Pratinho Saudável é voltado para crianças de seis meses a 10 anos e tem como objetivo readequar a alimentação para que comam bem e de maneira saudável.

Um dos principais conceitos é que metade do prato da criança nas refeições principais seja preenchido com verduras e legumes (crus e cozidos) e que a outra metade seja preenchida com 1/4 de alimento rico em proteínas e 1/4 de alimentos ricos em carboidratos.

Mais informações podem ser obtidas em www.meupratinhosaudavel.com.br.

Receba nossas notícias em primeira mão!